14/04/2022
Folha repercute inclusão do Geoparque Seridó em lista da Unesco
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O Geoparque do Seridó, agora na lista dos geoparques mundiais, segundo a Unesco, foi notícia na Folha.
Unesco declara dois locais no Brasil como geoparques mundiais; conheça
País já tinha um geoparque reconhecido pela entidade, o do Araripe, rico em fósseis
A Unesco declarou nesta quarta-feira (13) dois locais brasileiros como geoparques mundiais. São eles o geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, e o geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
O geoparque Araripe até o momento era o único brasileiro entre os geoparques da Unesco. Ele fica na bacia do Araripe, entre os estados de Ceará, Pernambuco e Piauí.
Como o nome diz, os geoparques são relacionadas aos patrimônios geológicos de relevância internacional. Segundo a Unesco, o objetivo também é explorar, desenvolver e celebrar as relações entre os aspectos geológicos, naturais, culturais e imateriais da área.
O título de geoparque mundial tem duração de quatro anos. Depois disso, há um processo de revalidação que pode resultar em mais quatro anos com o título.
Caso a reavaliação entenda que o parque não mais cumpre algum critério, o local terá dois anos para adequação. Caso isso não aconteça, o geoparque perde então o título.
Seridó
Sob o domínio da caatinga, bioma exclusivo do Brasil, o geoparque tem uma área de 2,800 km².
Na região há 120 mil habitantes e comunidades quilombolas.
A região tem uma das maiores reservas do mineral scheelita da América do Sul e tem testemunhos da evolução de 600 milhões de anos da Terra.