11/04/2022
Monsenhor Flávio envia mensagem do Vaticano para governadora Fátima e deputado Francisco sobre lei que reconhece Basílica
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
A governadora Fátima Bezerra e o deputado Francisco do PT receberam mensagem do Padre Flávio, o potiguar com origens familiares em Acari, que há anos atua como Cerimoniário do Vaticano, e essa semana foi nomeado pelo Papa Francisco como um dos Cônegos oficiais da Basílica Vaticana.
Padre Flavinho, como é conhecido em Acari, vive há mais de 20 anos em Roma, e na mensagem enviada, falou da "imensa alegria por tamanha e benemérita homenagem", pelo fato do Estado reconhecer a Basílica de Nossa Senhora da Guia como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado.
Confira a íntegra da mensagem:
Mensagem do Monsenhor Flávio José de Medeiros Filho
Reverendíssimo Pe. Emanuel Araújo de Medeiros, Pároco de Acari e Reitor da Basílica Menor de N.S. da Guia
Excelentíssima Sra. Governadora Fatima Bezerra
Exmo. Sr. Deputado Francisco de Assis Medeiros,
Exmo. Sr. Prefeito Fernando Antônio Bezerra, Prefeito Municipal
Exmo. Presidente da Câmara de Vereadores José Rivaldo,
Na circunstância histórica de outorgação da Lei estadual por meio da qual nossa amada Basílica de Nossa Senhora da Guia de Acari torna-se patrimônio cultural, histórico e religioso do RN, venho manifestar a minha imensa alegria por tamanha e benemérita homenagem não somente destinada aos acarienses, seridoenses e norte-rio-grandenses, mas à pessoa do Sumo Pontífice, o Papa Francisco e da Sé de Pedro que preside a catolicidade da Igreja de Cristo.
De fato, a razão de ser de uma Basílica Menor se traduz em dois significados: primeiro, a primazia da beleza da sagrada Liturgia da qual emana o encontro de Deus celebrado solenemente pelo seu povo peregrino neste mundo; segundo, a união muito profunda significada pelo Templo entre o Papa e a comunidade orante que se reúne em seu interior. Assim, homenagear uma Basílica Menor significa necessariamente homenagear a pessoa do Papa, a quem Ela representa.
A Basílica de Nossa Senhora da Guia significa para a vida dos acarienses um chamamento ao eterno, às realidades que não passam e à memória das gerações e gerações dos nossos venerados antepassados que nos transmitiram a fé e a devoção a Nossa Senhora da Guia.
Entre eles desejaria destacar a intrepidez e a perseverança do Pe. Tomaz de Araújo, de quem descendo por duas vezes, que junto à sua comunidade construiu esta que é uma fortaleza sagrada da comunhão do nosso povo peregrino rumo à Jerusalém celeste.
Enaltecemos também a memória inolvidável do Eminentíssimo Senhor Dom Eugênio de Araújo Cardeal Sales, filho de Acari, razão do júbilo que sentimos quando, no ano passado, em força da comemoração do centenário do seu nascimento, o Santo Padre Francisco dignou-se elevar a Matriz de Acari de todos nós na dignidade pontifícia de Basílica.
A Lei sancionada torna-se, portanto, ulterior fonte de alegria e de festa, pois o Templo físico é festejado, mas este templo é somente imagem daquilo que somos nós, edifício de Deus e morada do Espírito Santo.
Do fundo de nossos corações mais uma vez derrama-se o fervor da felicidade por mais uma condecoração em prol da nossa amadíssima Matriz.
Cordiais saudações a todas as autoridades constituídas ou representadas, aos meus amados familiares e conterrâneos.
Concluo com a seguinte frase, repetida à minha pessoa por mais de uma vez, frase saída do coração sacerdotal e seridoense de Dom Eugênio de Araújo Sales: "Experimento sempre uma grande emoção ao entrar em Acari e ver o despontar das torres da Matriz de Nossa Senhora da Guia".
Cidade do Vaticano 11 de abril de 2022
Mons Flavio Jose de Medeiros Filho Cônego da Papal Basílica de São Pedro do Vaticano