29/03/2022
Presidente do Sicoob recebe título de Cidadão Natalense em sessão solene na Câmara nesta terça-feira
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Natural de Santana do Matos, o cooperativista Manoel Santa Rosa - diretor presidente do Sicoob Rio Grande do Norte - agora também poderá chamar Natal de sua. No dia 29 de março, às 18h, a Câmara Municipal da capital potiguar vai lhe conceder o Título de Cidadão Natalense. A distinção é uma iniciativa do vereador Milklei Leite (PV), com subscrição de Divaneide Basílio (PT).
A cerimônia na Câmara acontece uma semana depois da inauguração de mais uma nova agência do Sicoob Rio Grande do Norte no estado, a quinta em Natal. A unidade fica na esquina das avenidas Prudente de Morais e Nevaldo Rocha, no bairro de Lagoa Seca.
Manoel Santa Rosa é uma das maiores referências do Cooperativismo e Associativismo no estado. Seu projeto mais exitoso é justamente o Sicoob Rio Grande do Norte, cooperativa financeira da qual é co-fundador e presidente desde sua criação, em 2001. Outros projetos de grande importância que participou na Grande Natal foram a fundação do SINTEST (Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação no Ensino Superior), em 1991, da CAURN (Caixa de Assistência Universitária do Rio Grande do Norte), em 1997, e Cooperativa Habitacional Shalom, em 2003.
Nascido na comunidade de Mineiro, zona rural de Santana do Matos, em 1951, Santa Rosa é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Ibirapuera, em São Paulo, tem pós-graduação em Cooperativismo pela UFRN e está concluindo uma especialização em Gestão Cooperativista, pela USP, e o mestrado em Ciências da Educação, pela UFRN.
Atualmente, além de diretor presidente do Sicoob Rio Grande do Norte, Santa Rosa também é presidente da AFURN (Associação dos Funcionários da UFRN). Ele segue firme promovendo o cooperativismo em Natal, seja por meio de consultorias ou através do desenvolvimento de novos projetos, como a Unicoopes. A iniciativa, inédita no estado, visa criar uma universidade cooperativa que funcione como intermediária da educação pública. Outros trabalhos em desenvolvimento são uma Farmácia Escola Cooperativa, no Centro de Convivência da UFRN, uma cooperativa de Energia Solar para atender a todo o estado, e uma cooperativa de artesãos para melhor distribuir o artesanato potiguar.
