24/11/2021
Profissionais de saúde de São Gonçalo participam de última ação do Instituto Santos Dumont em 2021
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O Instituto Santos Dumont (ISD) finalizou nesta quarta-feira (24) a última ação de educação permanente em saúde com profissionais da rede básica de São Gonçalo do Amarante.
Quase 30 trabalhadores, entre médicos (as), enfermeiros (as), fisioterapeutas, fonoaudiólogos (as) e assistentes sociais, participaram da formação em atendimento aos pacientes com epilepsia, com conteúdo ministrado por preceptores multiprofissionais e residentes do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), uma das unidades do ISD em Macaíba que integra a equipe do Serviço Multiprofissional Especializado em Epilepsia Farmacorresistente (Semep ISD).
“Nós oferecemos formação para equipes de saúde de São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz. Estamos finalizando o terceiro grupo de São Gonçalo do Amarante e, a partir dessa formação, esses profissionais poderão diagnosticar e acompanhar pacientes com epilepsia. Além disso, essa formação amplia a relação com o ISD no sentido de darmos mais suporte. Hoje, o ISD é referência no RN para casos de epilepsia farmacorresistentes”, declara Celina Reis, preceptora médica neurologista infantil do ISD.
São Gonçalo do Amarante é um dos municípios de abrangência do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ISD) localizado no Anita, e é o terceiro contemplado com as capacitações sobre o tema, que já tiveram como público profissionais de Macaíba e Extremoz.
Outros 32 profissionais de São Gonçalo passaram pela Anita em formação sobre o mesmo tema, no início de outubro. A clínica de Epilepsia do CER IV ISD é referência no Rio Grande do Norte em assistência às epilepsias farmacorresistentes – que desencadeiam crises de difícil controle por medicamentos.
Além das médicas Celina Reis e Nicelle Candez, integram o SEMEP a preceptora multiprofissional neuropsicóloga Joísa Araújo; a preceptora multiprofissional nutricionista Luciana Câmara; a preceptora multiprofissional terapeuta ocupacional Izabel Silva, e residentes.
