20/11/2021
Câmara de Natal homenageia personalidades destacadas na luta contra o racismo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Às vésperas do Dia da Consciência Negra, a Câmara de Natal homenegeou 18 personalidades com a Comenda Zumbi dos Palmares. A homenagem foi proposição da vereadora Divaneide Basílio (PT).
“A entrega desta Comenda, criada, em 2016, pelo ex-vereador Fernando Lucena, é uma forma de destacar a luta contra o racismo estrutural cotidiano, bem como valorizar a cultura negra e as religiões de matriz africana”, justificou a propositora.
Entre os homenageados estavam Pedro Celestino Dantas Junior, representante da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), entidade que atua em várias frentes: na educação antirracista e no combate a episódios de racismo, bem como na assistência a pessoas negras em situação de vulnerabilidade social. “Ocupar espaços como esse na Câmara Municipal de Natal, em virtude do Dia da Consciência Negra e da Comenda Zumbi dos Palmares, é muito importante para a valorização da nossa cultura, da nossa história e da nossa beleza, que a cultura racista quer negar e apagar”, destacou o homenageado.
Também foi homenageada a servidora pública e militante Rita Silva, do Movimento Black Money RN, que divulga afro-empreendedores e dá visibilidade aos eventos e iniciativas da população negra da cidade. “Nosso Movimento e nossa página no Instagram (@blackmoneyrn) tem a proposta de dar visibilidadeà arte, aos empreendimentos e aos eventos do povo preto de Natal, que são frequentemente ignorados e silenciados pela grande mídia. Daí a importância de um evento como esse aqui na Câmara dos Vereadores”, ressaltou a homenageada.
