19/11/2021
O peso dos tucanos do RN para eleição de Dória na prévia para escolha do pré-candidato do PSDB a presidente da República
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Fim de semana chegando com as duas bandas do PSDB na reta final para definir quem será o pré-candidato do partido a presidente da República: o governador de São Paulo, João Dória, ou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Comentaristas da política nacional já apontam como certa a escolha de Dória, por ter conseguido articular o maior número de filiados, que no domingo vão fazer a escolha pelo voto.
Filiados com mandato podem votar presencialmente no diretório nacional, em Brasília, para onde segue nesta sexta-feira o presidente da legenda no Rio Grande do Norte, o deputado presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, acompanhado de parlamentares tucanos.
"Estamos indo a Brasília com os deputados estaduais Tomba e Gustavo Carvalho para participar das prévias presencialmente. Raimundo Fernandes e José Dias irão participar pelo aplicativo de votação dando unidade à bancada em apoio a João Doria", disse Ezequiel, que estará acompanhado também na prévia, por mais de 30 prefeitos e os quase 25 vice-prefeitos que irão votar em Brasília a convite do partido.
Prefeitos, deputados e lideranças estaduais promoveram uma mobilização para que perto de 250 vereadores estivessem aptos a votar pelo aplicativo ‘Prévias PSDB’.
“João Doria é, dentre os postulantes nas prévias nacionais, o melhor candidato para retomar o desenvolvimento do país, preservar a democracia e estabelecer políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis”, concluiu Ezequiel, ciente da importância do PSDB no Rio Grande do Norte para eleger Dória.
Em análises feitas por quem conhece os números dos partidos no cenário nacional, o apoio da executiva estadual do PSDB do Rio Grande do Norte será fundamental para uma possível vitória do governador de São Paulo, João Doria na prévia de domingo.
“O Rio Grande do Norte será de fato um diferencial nesta disputa. Proporcionalmente, o Estado detém maior força pró João Doria do que até mesmo São Paulo (Estado de origem de Doria). Costumo dizer que, entre os Estados do Nordeste, é na terra de Câmara Cascudo que Doria abre larga vantagem sobre o governador do Rio Grande do Sul”, argumenta o cientista político Alberto Carlos Almeida, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas.
“A executiva do PSDB no Rio Grande do Norte fechou com Doria logo no início da disputa. Esta decisão foi importante para o governador de São Paulo, mostra coesão do partido”, frisou.
"Temos uma forte expectativa da vitória de João Doria. Um nome com densidade nacional e que nesta reta final agregou apoios importantes em estados vizinhos no grupo de votantes de prefeitos, deputados e vereadores", avaliou Ezequiel Ferreira.
Saiba como são contados os votos em uma prévia como a de domingo:
-Voto de filiados conta como 25% do total final.
-De deputados federais, senadores, deputados estaduais, vice-governadores e ex-presidentes do partido, somados, também somam 25%.
-Os 25% restantes ficam com a política municipal, com 12,5% para prefeitos e 12,5% para vereadores.
Além de João Doria e Eduardo Leite, o ex-senador Arthur Virgílio, do Amazonas, também disputa a prévia, mas já se fala que até domingo sairá eo cenário para apoiar Dória.
O PSDB do Rio Grande Norte tem 5 deputados estaduais, 31 prefeitos, 24 vice-prefeitos, 244 vereadores e 22 mil filiados aptos a votar.