23/08/2021
Walter vice: e se Fátima repetir governadores do Nordeste e não renunciar em 2026?
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O deputado federal Walter Alves, caso seja vice da governadora Fátima Bezerra na chapa para reeleição, e caso a governadora seja reeleita, terá que começar do zero um trabalho de aliado leal.
Eleita para um segundo mandato, Fátima pode até sonhar com a volta ao Senado dois anos depois, o que lhe obrigaria a renunciar e passar o governo para Walter.
Mas…
Olhando para o cenário atual do Nordeste, governadores reeleitos não apresentam possibilidade de renúncia para disputar o Senado no próximo ano.
Fátima pode seguir a mesma linha.
Ou não.
Vai depender de como caminharão governadora e vice.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), está na segunda gestão e não fala em candidatura, devendo cumprir o mandato até o fim.
Camilo Santana (PT), do Ceará, embora apontado como candidato a senador, não deverá se afastar.
Deverá apoiar candidato do MDB ao Governo e negociar a vaga de Senado, seguindo até o fim da gestão.
Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara, do PSB, já foi cotado para ser vice de Lula na chapa presidencial, mas Lula precisa de um vice de fora da região, para agregar.
No Nordeste o ex-presidente está bem.
Câmara, não sendo vice de Lula, deverá concluir o segundo mandato, assim como deverá acontecer com Belivaldo Silva, de Sergipe.
Fátima pode seguir a linha dos nordestinos, e se for reeleita, governar até o fim, mesmo sabendo que poderá ficar 4 anos sem mandato.
Ou não.
Caberá ao deputado Walter, se vice for, saber conduzir o processo.