24/06/2021
Vera Magalhães repercute no Globo a retirada de outdoors com críticas a Bolsonaro em Pau dos Ferros
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A truculência imediata do DNIT no Rio Grande do Norte repercutiu na imprensa nacional.
No blog do Globo nesta quinta-feira, Vera Magalhães publicou:
A visita de Jair Bolsonaro a Pau dos Ferros, cidade do Oeste do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, foi antecedida de uma determinação do Dnit, o departamento do governo federal que cuida das estradas, para a retirada de vários outdoors e faixas colocados ao longo da BR 405 com dizeres contrários ao presidente.
O ofício determinando a retirada dos cartazes os classifica como irregulares e que a administração pública, "detentora do poder de polícia administrativa", tem o direito a retirá-los sem prévia determinação judicial.
O outdoor que motivou a manifestação rápida do Dnit dizia "Cemitérios cheios, panelas vazias - Pau dos Ferros é Fora Bolsonaro", com uma foto do presidente gargalhando. Era assinado por entidades sindicais potiguares.
A equipe de fiscais do Dnit na noite de quarta-feira viajou 400 km, a partir de Natal, para retirar os cartazes.
Além desse cartaz, várias faixas dispostas ao longo da estrada no perímetro da cidade traziam dizeres críticos a Bolsonaro. "Vacina salva, máscara protege e Bolsonaro mata", dizia uma delas.
Curiosamente, um outdoor de apoio a Bolsonaro foi colocado na mesma estrada de acesso à cidade. Até agora, nada de ser retirado. Ele fica a 50 metros do outro, que foi derrubado pelos fiscais do Dnit.
A visita do presidente também levou a prefeita da cidade, Marianna Almeida, que é do PSD, partido do ministro das Comunicações, Fábio Faria, mas aliada da governadora petista Fátima Bezerra, a soltar uma nota pública dizendo que a prefeitura não é responsável pelo evento com a presença do presidente nem pela aglomeração que ele certamente provocaria.
A obra que Bolsonaro vai lançar é da pasta de Rogério Marinho, o titular do Desenvolvimento Regional e também potiguar. A comitiva presidencial com os dois ministros do Estado chega a Mossoró 9h30. Eles irão de helicóptero até Jurucutu, onde visitará as obras de uma barragem.
De lá, a comitiva vai, também de helicóptero, a Pau dos Ferros. Lá Bolsonaro e Marinho assinarão a ordem de serviço da construção do Ramal do Apodi e do projeto executivo da barragem Poço de Varas.