21/03/2021
Boletim do domingo diz que Renato Dantas continua em estado grave e que finalmente será transferido para UTI
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Permanece grave o estado de saúde do blogueiro e ex-vereador de Natal, Renato Dantas.
Que, finalmente, depois de um quadro crítico, mas sempre na chamada ‘sala vermelha’, será transferido para um leito de UTI.
Eis o boletim do meio-dia deste domingo, enviado por Dayana Campos, esposa de Renato, depois de encaminhar aos demais familiares.
Boletim Renato Dantas
21.03.2021
O quadro de saúde de Renato Dantas neste domingo (21) continua grave, com parâmetros de ventilação mecânica aumentados e piora laboratorial com aumento dos leucócitos. O boletim médico de hoje foi comunicado pela médica plantonista Dra. Ana Júlia que comunicou que na manhã de hoje, Renato teve um episódio de queda de saturação e foi atendido pela equipe de saúde da Sala Vermelha com reforço da equipe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e garantiu a transferência do paciente para um leito de UTI da Policlínica ainda hoje.
Sobre o derrame pleural, a médica informou que foi controlado sem necessidade de procedimento invasivo, mas o pulmão continua rígido e os fisioterapeutas continuam atuando para expandir a respiração e tentar a normalidade. Em razão da queda da saturação de oxigênio, a equipe trocou o ventilador e tracionou o tubo usado pelo paciente e a expectativa agora é de melhoria da oxigenação. Todos os ajustes nos parâmetros na condição de bom funcionamento do coração também foram feitos. A função renal sofreu uma pequena alteração, mas ainda é considerada boa para o quadro clínico. O exame de PCR de Renato indicou queda nos parâmetros que passaram de 169 para 89, hoje.
Para acompanhar a evolução da aplicação dos novos remédios, a médica solicitou exames como a gasometria, raio-x do pulmão, ecocardiograma, o D´dímero e os de sangue para verificar condições clínicas de saúde de Renato. Sobre os novos medicamentos, a equipe médica ampliou a dosagem e quantidade de remédios para mais dois antibióticos, além das medicações de conforto/ dor; medicação para sedação; para manter pressão sanguínea; inalação para ampliar as questões brônquiodilatadoras; lubrificação ocular e hidratação corporal, limpeza e enxague bucal.
O boletim médico foi repassado pela Dra. Ana Júlia, precisamente as 12:00 do dia 21/03/2021 e encaminhado em primeira mão aos demais familiares de Renato pela esposa Dayana Campos.