26/02/2021
Prefeito Paulinho rebate secretário de Saúde de Natal, pede ‘despolitização’ da pandemia e diz que não faltam leitos de covid em São Gonçalo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Durante entrevista na 96 FM, nesta quinta-feira (25), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio, rebateu declarações do secretário de Saúde do Natal, George Antunes, dizendo que como gestor público precisava esclarecer a “forma equivocada do secretário”.
Segundo Paulinho, George teria afirmado que a capital potiguar está com leitos de covid-19 lotados porque está recebendo pacientes de São Gonçalo do Amarante, após fechamento do hospital de campanha do município.
“Isso não é verdade. O hospital era parceria com Governo do Estado e naquele momento a rede estadual tinha leitos clínicos disponíveis. A gente tinha 110 funcionários e chegou ao ponto de ter um ou dois pacientes por dia. Por esse motivo, com leitos disponíveis em outros lugares e pela falta de recursos para manter a estrutura, o Estado decidiu encerrar as atividades do campanha", disse.
Paulinho explicaou ainda que o município abriu 10 leitos clínicos no Hospital Belarmina Monte, e, nesta semana, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, reativou mais 10 leitos de UTI na unidade hospitalar.
“Os leitos têm sido suficiente para nossa demanda que tem sido de no máximo cinco internações, graças a Deus”, destacou.
.
Paulinho comparou a quantidade de leitos em Natal com a de São Gonçalo.
“Se a gente for proporcionalizar, o município de Natal era pra ter aberto 160 leitos clínicos e 80, de UTI. Eu nunca precisei fazer essa comparação, mas eu fui provocado e como gestor público preciso esclarecer”.
Detalhando os recursos públicos recebidos pelos dois municípios, Paulinho ainda comparou todos as receitas de Natal e São Gonçalo do Amarante durante 2020 e disse lamentar e não entender a postura do secretário.
"Enquanto a receita total de São Gonçalo foi de 190 milhões, Natal foi de quase 2 bilhões de reais”.
"Mas eu queria dizer ao secretário que leitos de UTI não são a única solução para enfrentarmos à pandemia. Solução também é reforçar a atenção básica para evitar que as pessoas precisem de leitos de UTI. E isso São Gonçalo tem feito direto na raiz. Inclusive, convido vereadores de Natal e Ministério Público para visitar nossas unidades de saúde, conhecer nossas ações”, ressaltou.
O prefeito de São Gonçalo pediu o fim da polarização: "
“O momento é de união. Precisamos nos unir para superar essa crise mundial de saúde. Não adianta politizar. Natal e São Gonçalo são coirmãs, separadas por um canteiro. Somos parceiros. Eu e o prefeito Alvaro Dias somos parceiros”.
Para assistir à entrevista do prefeito https://www.facebook.com/paulinhoamigo/videos/259723848883204