03/11/2020
Trump ou Biden: eleições nos Estados Unidos terminam hoje mas nome do vencedor ainda pode demorar a ser anunciado
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
As eleições presidenciais dos Estados Unidos, que estão acontecendo nesta terça-feira, poderá não revelar o nome do vencedor ainda hoje.
Os americanos estão decidindo se reelegem Donald Trump ou se conduzem Joe Biden à Casa Branca, nas eleições mais emblemáticas e imprevisíveis da história.
Mais de 100 milhões de norte-americanos (72%) aderiram ao voto antecipado.
Trump declarou hoje que vai ganhar com uma margem maior que há quatro anos.
Mas apesar da declaração otimista, passou a admitir uma possível derrota, porém, dizendo que não tem discurso pronto, nem para vitória nem para derrota.
"Não estou pensando sobre o discurso de concessão ou aceitação (da vitória). Faremos apenas um desses dois. E, você, sabe, vencer é fácil. Perder nunca é fácil. Não para mim", disse o presidente
Diferente de 2016, quando o presidente Donald Trump foi confirmado vitorioso já na madrugada seguinte, é esperado que desta vez a apuração dos votos demore mais por causa dos eleitores que enviaram as cédulas pelos correios.
Com a pandemia, milhões de eleitores votaram em trânsito, como jamais se viu em eleições americanas.
Os delegados das unidades federativas que compõem o Colégio Eleitoral americano, se reunirão no dia 14 de dezembro para oficializar o nome do vencedor.
Na teoria, a decisão sobre o novo presidente ocorre nesse dia, mas na prática o evento serve apenas como formalidade: os votos já terão sido atribuídos nas eleições de novembro e poucos estados permitem que um delegado não siga a decisão dos eleitores do estado.