18/10/2020
Médicos do DNA Center falam sobre os desafios da profissão durante a pandemia
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
No Dia dos Médicos, celebrado neste domingo 18, profissionais do DNA Center, laboratório clínico mais atuante no Rio Grande do Norte durante a pandemia, falam sobre o momento diferente que vem vivendo desde os primeiros meses do ano.
“Enquanto todo mundo estava se protegendo em casa para se livrar desse vírus mortal, os médicos e enfermeiros foram para dentro das UTIs, com grande risco de contaminação. Acho que essa é a definição de heroísmo. Herói é aquela pessoa que coloca a sua própria vida em risco para salvar a do outro”, descreveu o médico Hildo Fernandes, da unidade clínica do DNA Center da rua Major Laurentino, no Tirol.
"Acho que nesse dia do médico a gente precisa render uma homenagem aos colegas que perdemos nessa batalha. Eles pagaram o preço máximo pela coragem que tiveram. Eles fizeram o sacrifício mais bonito e merecem esse reconhecimento”, disse Hildo.
“Muitos colegas foram verdadeiros heróis, foram guardiões da saúde, lutaram bravamente. Infelizmente, alguns também perderam a vida e a gente lamenta muito”, disse a médica psiquiatra Myrna Chaves, que na pandemia se deparou com a depressão, os transtornos e a ansiedade que afetaram as pessoas.
Myrna se utilizou da Telemedicina para atender com segurança.
“Muita gente nos procurou assustada, com medo. Esse período foi um prato cheio para depressão e transtornos de ansiedade, principalmente entre jovens. Fala-se numa quarta onda da doença, que é justamente essa, dos transtornos mentais relacionados à pandemia”, afirmou Myrna Chaves.
A unidade do DNA Center citada conta com especialistas em infectologia e clínica geral (Antônio Araújo), ginecologia e obstetrícia (Bianca Macário, Maria do Perpétuo e Rochelle Rangel), nefrologia (Clélia Leão), psiquiatria (Graça Galvão e Myrna Chaves) e cirurgia plástica (Hildo Fernandes).
“Os médicos mostraram que são os verdadeiros heróis da nossa sociedade. Nós do DNA sempre valorizamos o profissional da medicina no nosso dia a dia, como ações como a realização de exames somente sob prescrição médica, por entendermos que cabe aos médicos a avaliação global da saúde dos pacientes”, afirmou Andrea Fernandes, sócia-diretora do DNA Center.

