08/09/2020
Confira trechos do documento que será apresentado pelas escolas privadas no ‘Manifesto pela Educação que acontecerá na manhã desta terça-feira em Natal
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O Blog adianta trechos do documento que representantes de escolas privadas vão apresentar no ‘Manifesto pela Educação’ que acontecerá às 9 da manhã desta terça-feira, em frente à Prefeitura de Natal e da Assembleia Legislativa:
O documento foi elaborado pelas escolas e baseia-se em considerações como estas que seguem:
● As escolas são serviços essenciais, importantes para o desenvolvimento pleno e o bem-estar das crianças e jovens.
● Estudos do desenvolvimento psicossocial apontam para crescente adoecimento de crianças e adolescentes, do ponto de vista emocional, durante o atual período de isolamento: “o resultado, reportam psicanalistas, é uma longa enumeração de quadros sintomáticos, marcados pela ansiedade, irritabilidade, pela depressão” (Julián Fulks). Além disso, referem-se ainda ao aumento de violência doméstica e uso de álcool e drogas por menores. Segundo Winnicott, “a escola tem a função de oferecer, por algumas horas, a atmosfera emocional menos densamente carregada que a do lar”.
● A Sociedade Brasileira de Pediatria, em 13/05/2020, alerta para a necessária parceria entre saúde e educação, no intuito de minimizar os impactos deletérios do isolamento social para a infância. Destaca a escola como um espaço de conectividade e local no qual “a criança possa falar sobre seus sentimentos, medos e dúvidas”.
● As aprendizagens, no sistema remoto, apesar de eficientes para uma faixa etária específica, são limitadas do ponto de vista das interações e trocas.
● Há uma exaustão dos alunos pelo modelo remoto, com relatos de dificuldade de concentração e baixa internalização de conceitos.
● Há competências e habilidades que, na Educação Básica, somente são desenvolvidas no modelo presencial.
● A UNESCO adverte que o fechamento de escolas acarreta altos custos sociais, com graves impactos para crianças e jovens.
● O secretário-geral da ONU fez um apelo em defesa da Educação em tempos de pandemia pela abertura das escolas nas regiões onde a doença não está em pico. Segundo António Guterres, reabrir escolas deve ser prioridade.
● Muitas crianças e jovens perderam o contato social, imprescindível para saúde mental.
● São inúmeros desafios para mensurar e validar as aprendizagens no sistema remoto, comprometendo o uso da avaliação para rever processos e a definição de estratégias para sanar as lacunas apresentadas no processo.
● A falta relação relação presencial entre professores e alunos, os distancia de figuras de referência positivas, afetando exponencialmente as emoções dos alunos, além de diminuir a motivação para a aprendizagem.
● Alunos com necessidades educacionais especiais apresentam mais necessidade do ambiente presencial para o seu desenvolvimento.
● O retorno da escola privada corresponde a 15% do número total de alunos do RN, não trazendo impacto significativo à circulação de pessoas.
● A pesquisa realizada pelas escolas particulares com as famílias, que têm seus filhos regularmente matriculados, apontam que, inicialmente, apenas 30% dos alunos voltarão presencialmente à escola. Ou seja, será possível um retorno gradual, com pouca repercussão no isolamento social.
● Com o retorno dos demais setores da economia, os adultos do núcleo familiar já voltaram a circular em diversos ambientes, o que não justifica categorizar a criança que vai à escola como importante vetor de contaminação nesse contexto.
● O Conselho Nacional de Educação emitiu parecer favorável ao retorno das instituições de ensino privadas antes das instituições públicas.
● As atuais condições epidemiológicas de nosso estado, mesmo após a flexibilização há mais de um mês, são favoráveis. A taxa de transmissibilidade está mantida abaixo de 1 no município de Natal e apenas aproximadamente 50% dos leitos críticos estão ocupados, bem como os números de mortos estão em ordem decrescente. Tal realidade, resultou em opinião unânime do comitê científico municipal favorável à volta às aulas presenciais, seguindo o protocolo apresentado.