26/08/2020
Senadora Zenaide comenta aprovação da PEC do Fundeb e diz que é filha da escola pública
A senadora Zenaide Maia vem defendendo a renovação e permanência do Fundeb desde 2015, quando o projeto entrou em discussão e ela ainda era deputada federal.
Nesta terça-feira ela ajudou a aprovar em sessão do Senado e se pronunciou em plenário.
“Sou fruto da escola pública, eu nunca estudei em escola privada. Botamos na Constituição o Fundeb. Estou muito orgulhosa de fazer parte deste momento e proporcionar mais recursos para a nossa Educação Básica!”, discursou a senadora, que rendeu homenagem a duas de suas professoras primárias, Maria Luíza e Afra Góis.
O Rio Grande do Norte é um dos estados beneficiados com as novas regras de distribuição de recursos do Fundeb, que buscam corrigir as desigualdades hoje existentes no que diz respeito ao investimento que é feito anualmente por aluno e que difere muito de lugar para lugar.
A ideia é fazer com que a participação da União vá aumentando nos municípios mais carentes enquanto diminui nas cidades mais ricas, o que contempla a realidade de centenas de municípios do Nordeste, por exemplo.
Nenhuma modificação ao texto foi aprovada pelos senadores, que aceitaram integralmente o relatório do senador Flávio Arns (Rede-PR) que, por sua vez, acatou ao parecer dado pela deputada professora Dorinha Seabra (Dem-TO).