06/08/2020
Cerimoniário do Vaticano, Padre Flávio comemora 15 anos de sacerdócio em celebração na Matriz de Nossa Senhora da Guia durante abertura da festa da padroeira de Acari
O 5 de agosto, data que marca a abertura da festa de Nossa Senhora da Guia, em Acari, é emblemático para o potiguar Padre Flávio de Medeiros, o Padre Flavinho como se chama em Acari, terra que originou a sua família.
Nesta quarta-feira, ao acompanhar o Padre Fabiano, pároco da Matriz, nas celebrações que deram início aos festejos da padroeira, Padre Flavinho comemorava 15 anos de sacerdócio.
O menino que fez seminário em Roma, num Colegio Internacional de formação sacerdotal, voltou para Natal em julho de 2005, e no dia 4 de agosto foi ordenado pelo Arcebispo Dom Heitor de Araújo Sales.
Um dia depois, celebrou sua primeira missa.
E foi na Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari, na igreja que foi erguida entre 1856 e 1863 pelo vigário local, Padre Thomaz Pereira de Araújo, tetravô de Padre Flavinho.
A segunda missa, já no dia seguinte, 6 de agosto, ele celebrou na Fazenda Barrentas, em Acari, onde viveu sua avó.
Ordenado Padre, voltou para a Itália e foi para o Vaticano trabalhar.
Hoje é Cerimoniário do Vaticano - como se chama o cerimonialista - conviveu com dois Papas e reside em uma casa exatamente ao lado da que mora o Papa Francisco.
Padre Flavinho é o religioso potiguar mais próximo do alto clero da Igreja Católica no mundo.
Na comemoração do 5 de agosto, uma particularidade que não foi vista nos outros aniversários de sacerdócio: a falta dos fiéis dentro da Matriz.
“Foi muito emocionante, muito embora tenha sido bastante comovente a ausência do nosso amado povo na Igreja”, disse Padre Flávio ao Blog.

