04/08/2020
Alô TRE: Justiça eleitoral deve criar ferramenta para punir campanhas eleitorais com aglomerados e riscos de contaminação pelo coronavírus
A justiça eleitoral vai ter que criar uma ferramenta nova e rápido:
Para receber denúncias e punir candidatos, aliados e agentes públicos que fazem aglomeração neste período eleitoral que já começou.
As visitas de casa em casa sem usar máscara - ou sem o morador permitir, pois ninguém está obrigado a receber pessoas em casa mesmo com máscara - as reuniões com lideranças, as movimentações...
Se as eleições estão previstas para novembro e a vacina contra covid está prevista para o início do próximo ano, das duas uma: ou não vai ter eleições ou a campanha terá que seguir os protocolos do novo norma sob pena de contaminação em massa, principalmente no interior do estado onde a campanha acontece mais na rua do que na capital.
Os casos de Ouro Branco, onde a aglomeração foi comandada pela própria prefeita e de Elói de Souza, por um pré-candidato com apoio de um ex-prefeito, são só um aperitivo do que vai acontecer nos próximos meses.
Candidatos vão promover mesmo campanhas de contaminação.
Alô TRE!