31/07/2020
Coronel Araújo comenta queda nos índices de crimes violentos no RN e aumento de homicídios seguindo "tendência em todo o Brasil"
Na entrevista coletiva desta sexta-feira, na Governadoria, o secretário de Segurança Pública, Coronel Araújo, relatou a queda nos números da violência no Rio Grande do Norte.
Segundo o secretário, mesmo diante da pandemia as forças de segurança seguiram empenhadas no combate à criminalidade e o resultado é a queda nos índices dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (roubos, furtos, receptação e extorsão).
Nos 6 primeiros meses deste ano, foram registrados 14.182 crimes como os citados, contra 20.061 no mesmo período do ano passado. Uma queda de 29,3%.
Os furtos caíram 45,7%
Roubos 20,4%.
Os ataques contra instituições financeiras apresentaram a maior redução: 51,7%.
Os assaltos a ônibus apresentaram queda de 47,4%.
Os furtos e roubos de veículos caíram pouco, só 1,22%.
Em relação às Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLI), o Rio Grande do Norte registrou redução na quantidade de feminicídios, caindo de 14 para 10 no primeiro semestre.
No quadro geral, comparando com o mesmo período do ano passado, o RN apresentou um aumento, passando de 729 para 807.
Segundo Coronel Araújo, vale ressaltar que o aumento no número de homicídios tem se mostrado uma tendência em todo o Brasil.
“O país passou no ano de 2019 por uma das maiores reduções no número de CVLIs da série histórica. Apesar do crescimento de casos, cidades como São Gonçalo do Amarante e Parnamirim viram seus índices reduzirem, respectivamente, em 23,6% e 29,8%”, afirmou o secretário.
