27/07/2020
Depois de aglomerações em Ponta Negra, Pipa, Santa Cruz e filas da CEF, Governo adia abertura de atividades que já estão autorizadas pela Prefeitura de Natal
Depois de ouvir o Comitê Científico do Estado, o Governo do Rio Grande do Norte decidiu adiar por mais uma semana o início da terceira e última fase do Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica.
“O Estado aprovou a recomendação do Comitê que foi decidida por unanimidade. Com prudência e cautela, o Governo considera uma medida sensata para que não tenhamos no estado retomada no aumento de casos nas próximas semanas. Vamos adiar por uma semana a primeira fração da terceira fase do plano”, afirmou o secretário de Saúde Cipriano Maia.
A fração adiada para 5 de agosto, teria início nesta quarta-feira, um dia depois de iniciada em Natal por determinação de decreto do prefeito Álvaro Dias.
Apesar do RN ter iniciado a segunda-feira com a taxa geral de ocupação de leitos críticos para pacientes de Covid-19 em 66,6%, o que revela redução na taxa de ocupação, os estudos do Comitê Científico mostram que há no Estado 111 municípios com a taxa de transmissibilidade maior que 1 (até a semana epidemiológica 29, encerrada em 18 de julho) entre eles cidades Natal, Mossoró e Parnamirim.
As aglomerações nas praias de Ponta Negra e Pipa e no município de Santa Cruz, são os motivos que levaram os cientistas à recomendação ao Estado.
As aglomerações nas filas nas agências da Caixa Econômica Federal para pagamento do auxílio emergencial também estão entre as preocupações do Governo.