22/07/2020
Com apoio do Ministério Público de Justiça e do Trabalho e de entidades do comércio, Fátima reúne prefeitos e anuncia regras para evitar aglomeração no litoral do RN
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Representantes de 22 municípios localizados na faixa litorânea do Rio Grande do Norte participaram, na noite desta terça-feira, de reunião por videoconferência com a governadora Fátima Bezerra.
Além de Fátima e do vice-governador Antenor Roberto, de prefeitos e secretários e de auxiliares do Governo, participaram dos debates sobre medidas para evitar aglomeração nas praias de todo o Estado, o procurador regional do Trabalho, Xisto Tiago, o procurador geral de Justiça, Eudo Leite, o presidente da Fecomércio Marcelo Queiroz e o presidente da Abrasel-RN, Artur Fontes .

Ficou definido que a partir da próxima quinta-feira (23) haverá equipes integradas das forças de segurança públicas nos acessos e nas praias de toda a extensão litorânea potiguar, de Baía Formosa a Tibau.
As blitzen serão realizadas em parceria com os órgãos municipais de segurança, vigilância sanitária e da tributação para informar, educar, corrigir e reprimir as arbitrariedades.
A governadora considerou a reunião produtiva.
“Tenho ordem expressa da governadora para que que toda as forças de segurança públicas estejam disponíveis para as ações de enfrentamento ao coronavírus. Estou à disposição para o que vocês precisarem”, se prontificou o secretário de Segurança, Coronel Araújo, se dirigindo aos gestores municipais.
“Eu faço apelo às prefeituras e segmentos econômicos para que lancem mão de uma comunicação eficaz através de todas as mídias, dos meios de comunicação, com a sinalização de que uma abertura responsável, seguindo fases e protocolos, não deve ser compreendido como ‘liberou geral’. É preciso também uma fiscalização prévia, de natureza pedagógica, para que não vejamos novamente aquele tipo de cena”, destacou Xisto Thiago.
“A gente viu imagens muito fortes, e como o secretário adjunto da Saúde, Petrônio Spinelli costuma falar, o que se vê hoje terá como consequência daqui a 15 dias nas filas por leitos”, ressaltou o chefe do Ministério Público Estadual, Eudo Leite.
“Foram mais de 100 dias de comércio fechado. O turismo amarga dias e dias sem perspectivas. Enquanto isso, realizamos ações com Sebrae e CDL, em que visitamos empresas mostrando os protocolos. Vamos expandir essa ação para o interior. Implantamos na Fecomércio um programa em que o empreendedor tem como acessar os protocolos gerais e os específicos para sua empresa”, relatou Marcelo Queiroz.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, que está em Brasília, foi representado pelo chefe da Casa Civil da Prefeitura, Fernando Fernandes, que explicou o decreto baixado pelo Município pouco tempo antes do início da reunião.