19/07/2020
Governadora Fátima faz apelo para que Congresso aprove PEC que mantém o Fundeb
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O governo Bolsonaro já provou por A mais B que Educação está fora de suas prioridades.
Tanto que já brincou de trocar ministros e em menos de dois anos já nomeou o terceiro, deixando os dois primeiros na história escura da educação brasileira.
Agora o Governo quer barrar a continuidade do Fundeb, reduzindo a pó os recursos destinados a pagamento de salários de educadores.
Bolsonaro quer fazer política com o dinheiro da educação, repassando parte dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica para o novo programa Renda Brasil, o Bolsa Família de seu governo, adiando a entrada em vigor das mudanças em discussão no Fundeb para 2022.
A PEC 15, que deverá ser votada pela Câmara dos Deputados, com as discussões previstas para esta semana, deverá enfrentar polêmicas já que o Planalto conta com o mais novo aliado - o Centrão - para derrubar o Fundeb.
Defensora do Fundeb desde quando presidiu a Comissão de Educação da Câmara, a governadora Fátima Bezerra se pronunciou em suas redes sociais contra a posição do governo federal em relação à educação.
O projeto da relatora, deputada Dorinha Rezende (DEM-TO), que será discutido na Câmara, estabelece um mínimo de 70% dos recursos para pagamento de salários dos professores na ativa. O governo transforma esse patamar em teto, porque quer que sobrem recursos para infraestrutura escolar.
https://youtu.be/JyLv_DI4yjk