27/06/2020
Estudantes do RN são aprovados em processo seletivo com jovens de 150 países para concluir ensino médio em instituição transformadora no Japão
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O estudante Guilherme Azeredo Santos, aluno do segundo ano do do Colégio CEI Romualdo, vai concluir o ensino médio no Japão.
Ele é um dos 3 potiguares aprovados na seleção da UWC Brasil, um minucioso processo aplicado em mais de 150 países, para o programa residencial da modalidade intercâmbio.
Os outros dois aprovados, entre os 11 brasileiros, são estudantes de Caicó e de Jucurutu, no Seridó do Rio Grande do Norte.
A instituição seleciona estudantes que florescem em um contexto internacional e demonstram preparação para o desafio de um currículo rigoroso aliado a uma experiência de aprendizado imersivo, onde os aprovados moram no campus do colégio, fazem trabalhos comunitários e convivem por dois anos com colegas de mais de 80 nacionalidades e dos mais diversos contextos, com o programa acadêmico do International Baccalaureate (Bacharelado Internacional), equivalente à conclusão do ensino médio.
A seleção que os potiguares participaram compreendeu três fases:
-prova on line (conteúdo formal e sobre questões sociais e culturais) e perfil do candidato
-entrevista on line
-etapa final com um fim de semana imersivo, acompanhado por avaliadores.
O espírito UWC é de aproximar jovens de todas as origens por meio de um senso compartilhado de humanidade, para se engajarem e promoverem transformações sociais.
“Quando eu fui pesquisar mais sobre a instituição, eu sabia que era isso que queria para mim. O objetivo da UWC é cultivar a união, paz, colaboratividade, ética, compreensão intercultural e cidadania global, formando gerações que transformarão o mundo. E, para mim, é isso que a educação deve ser: uma força de mudança, de crescimento”, disse Guilherme ao justificar a escolha.
