20/06/2020
Ministério Público recomenda que testes rápidos sejam feitos em unidades de saúde com cadastro prévio da população
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP/RN) recomendaram à Prefeitura de Natal a suspensão de testes rápidos para covid-19 em sistema de drive-thru.
Para o MP, a testagem sem cadastro prévio não garante prioridade para profissionais da saúde e segurança pública e pacientes do grupo de risco.
Com o elevado número de testes realizados, é provável o rápido esgotamento do material adquirido, sem atendimento aos casos prioritários.
A Promotoria de Saúde recebeu relatos de pessoas que estão sendo testadas, mesmo sem adequação aos critérios, sob a justificativa de que já aguardavam há várias horas na fila e não aceitariam deixar o local.
Dos 3.945 testes realizados de 16 a 19 de junho, 773 pessoas apresentaram algum resultado positivo.
*
Como informado em outra postagem, a Prefeitura de Natal firmou parceria com a UFRN para garantir testes rápidos e vai começar pela zona Norte.
Os protocolos dessa nova fase de testes rápidos em Natal serão definidos na segunda-feira, mas segundo adiantou ao Blog o prefeito Álvaro Dias, a nova fase de testes acontecerá em unidades de saúde do município.