16/04/2020
Governo fecha com Hospital da Liga para instalar 60 leitos ‘de campanha’ sendo 40 em UTIs
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Nota do Governo do Rio Grande do Norte sobre hospital de campanha que seria construído no estádio Arena das Dunas:
O “RN+Unido”, programa do Governo do RN que visa o enfrentamento e combate ao Covid-29 no âmbito do Estado, anuncia a parceria para leitos e gestão com a Liga Norte-riograndense contra o Câncer.
O acordo foi firmado na manhã desta quinta-feira (16), após videoconferência com a presença da governadora Fátima Bezerra, dos órgãos de controle e de representantes da instituição médica de filantropia.
A cooperação institucional entre os entes faz parte do plano de ação do Governo do Estado, que age em diversas frentes no intuito de consolidar, com a máxima transparência e o cuidado com os recursos públicos, o aparato necessário para combater a pandemia e salvar vidas.
Neste sentido, é importante ressaltar que são muitas as rotas de atuação para ampliação da estrutura disponível.
No caso da Arena das Dunas, importa dar transparência às razões pelas quais restou infrutífera a chamada pública que ergueria um hospital de Campanha na Arena das Dunas.
A principal delas é:
-Afora as desclassificadas por fugirem ao objeto do contrato, as empresas habilitadas apresentaram valores superiores aos praticados no mercado, algumas delas superiores aos R$ 60 milhões. Além de não serem inadequadas com a racionalização da despesa pública, seria incompatível diante da realidade orçamentária do estado.
Por outro lado, o caminho alternativo em torno da Liga Contra o Câncer, instituição reconhecida pela missão que desempenha com primor na área da saúde, apresentou um caminho que coaduna com as ações a se entrelaçarem no âmbito do Governo do Estado.
A contratação com a instituição de filantropia se dará, em todos os seus serviços, pelo período de 6 meses e um valor total de até R$ 40 milhões.
Isso não quer dizer que o Estado importará a totalidade dos valores, uma vez que somente pagará pelo serviço prestado. Serão disponibilizados 60 leitos, sendo 40 de UTI.
Com isso, o Governo do Rio Grande do Norte consolida mais um passo nas ações de acolhimento a pacientes acometidos pela pandemia, na região metropolitana de Natal, a mais populosa da cidade.
O mesmo exemplo está se dando com as medidas de regionalização de hospitais no interior do Estado.
Nossas tratativas estão em andamento, ao lado dos órgãos de controle, com transparência, legalidade e espírito público.
Esta é também uma luta contra o tempo. E nós estamos envidando todos os esforços para salvar vidas e o Rio Grande do Norte.
*
Do Blog - Pelo que o Governo informou o valor de 40 milhões é o teto para uso pelo Estado, e o que vai determinar o uso de leitos é a demanda de pacientes com coronavírus.
Caso a situação de pandemia seja reduzida, há a possibilidade de não se gastar o teto estimado.
Para começar a atender pacientes com o Covid-19 com base nesse contrato, o hospital terá que fazer algumas alterações, o que deverá levar até uns 20 dias.
Bem menos tempo do que seria necessário para instalar um hospital de campanha começando do zero como aconteceria na Arena das Dunas.