09/02/2020
PT: um quarentão em crise e sem rumo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Da Carta Capital, publicação simpática ao PT, falando do partido quarentão que envelhece sem saber o rumo do futuro:
O PT preparou um festival com cinema, música e debate político para comemorar, no Rio, seus 40 anos de fundação, a ser completados em 10 de fevereiro. Por trás das cortinas festivas, esconde-se uma crise existencial naquele que é o maior partido de esquerda da América Latina, conforme se ouve de petistas graúdos.
O partido envelheceu e não sabe ao certo como rejuvenescer em um Brasil social e economicamente bem diferente daquele de 1980, ano de seu surgimento. O longo tempo no poder federal afetou a capacidade interna de pensar ideias novas, abriu um fosso com as bases e as massas, abalou sua imagem com escândalos. Se continua a sigla preferida dos brasileiros, é também a mais repudiada.
Ter o governo Jair Bolsonaro como pano de fundo e rival principal piora tudo. Um ano após a posse do ex-capitão, o PT ainda busca um discurso eficiente contra o bolsonarismo. “O governo fica com suas patacoadas, com guerra cultural, e a gente vai junto. Precisamos dialogar com os problemas reais da população”, diz o deputado Alexandre Padilha, pré-candidato a prefeito de São Paulo.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa