15/01/2020
Fátima Bezerra, Rogério Marinho e Garibaldi Filho: potiguares no filme que concorre ao Oscar
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Três personagens potiguares no filme-documentário "Democracia e Vertigem" que concorre ao Oscar: a governadora Fátima Bezerra (PT), o ex-deputado e secretário de Trabalho e Previdência, Rogério Marinho (PSDB) e o ex-senador Garibaldi Filho (MDB).
Fátima aparece na posse do primeiro mandato do presidente Lula.
Rogério na parte do filme que diz que o então senador Aécio Neves levantou no Congresso o tema do impechman da presidente Dilma Rousseff (PT), inconformado por ter perdido a eleição para ela.
E Garibaldi aparece na posse do presidente Michel Temer.
Democracia em Vertigem, com direção da cineasta Petra Costa, testemunha a ascensão e queda de um grupo político e a polarização do Brasil, e concorre ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem.
A diretora Petra Costa, narradora do documentário, nasceu em Belo Horizonte em 1983.
Filha de militantes no PCdoB durante a ditadura, o pai Manoel Manoel Costa Júnior depois foi deputado federal pelo MDB e a mãe Marília Andrade, que também participa do filme, é socióloga e jornalista.
O avô materno de Petra é Gabriel Donato de Andrade, um dos fundadores da Andrade Gutierrez, uma das maiores construtoras do Brasil e envilvida na lava-jato.
A história da família de Petra é parte essencial de "Democracia em vertigem".