20/11/2019
Álvaro Dias cria Central de Libras para atender pessoas com deficiência auditiva nos serviços da Prefeitura em Natal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O prefeito Álvaro Dias assinou hoje decreto criando a Central de Interpretação de Libras (CIL), para disponibilizar serviços de tradução e interpretação em linguagem brasileira de sinais para dar apoio a pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
O serviço funcionará na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e começará a funcionar em 60 dias.
O acompanhamento de um intérprete poderá ser solicitado por telefone, através de um familiar, ou presencialmente em uma das unidades, para serviços como matrícula escolar, entrevista de emprego, serviço bancário, casamento, realização de consulta, exame médico...
A pessoa surda ou com deficiência auditiva, que mora em Natal, deverá se cadastrar para facilitar o acesso ao serviço.
"Precisamos governar para os mais necessitados e para as camadas mais frágeis e desassistidas da população. As pessoas com deficiência são historicamente negligenciadas e têm seus direitos negados. A nossa administração chega para mudar essa realidade em Natal oferecendo oportunidade para os surdos e mudos. A Central de Libras é um marco que estamos efetivando em Natal e tenho muito orgulho de ser o prefeito que implementou este serviço", explicou Álvaro.
"A implantação da Central de Libras é uma luta de muitos anos da Asnat, Cumude e outros segmentos. Estamos buscando com essa iniciativa garantir a pessoa surda, o direito de ser compreendida em todos os espaços que ela necessite acessar. A Semtas, com apoio do prefeito Álvaro Dias, concretiza hoje mais um sonho de longos anos", disse Andrea Dias, titular da Semtas.
Fotos Alex Régis