07/05/2018
Engenheiro explica o que aconteceu na Prudente de Morais e Prefeitura emite nota
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Engenheiro responsável pelas obras de macrodrenagem que ligarão as lagoas de captação da zona Sul à zona Oeste de Natal, Dorian Carlos explicou o que aconteceu neste domingo na Prudente de Morais.
"A Prefeitura está construindo um túnel de 2,4m de diâmetro cruzando a Prudente de Morais. O objetivo é acabar com as inundações no conjunto Lagoa Nova I. A galeria existente, que será desativada, está no mesmo alinhamento e cota da nova. Essa galeria deu um vazamento que carreou areia para a nova, ocasionando um abatimento na avenida", disse o engenheiro ao Blog, concluindo que o ocorrido não acarretará em maiores problemas, "a não ser a interrupção de uma faixa da Prudente, no sentido Candelária, relatou Dorian.
*
No final da tarde passei no local para entender melhor, e fiz essas fotos, para o leitor entender melhor:
Prudente de Morais, seguindo para Candelária, altura do posto antes da Mor Gouveia:
O trecho que cedeu formando a cratera - aí já fechada - quase na entrada da Mor Gouveia:
Na entrada da Mor Gouveia, o túnel que não desabou:
*
E à tarde a Prefeitura de Natal divulgou nota sobre ocorrido:
Nota
Em virtude de boatos que vem sendo espalhados através das redes sociais, a Prefeitura Municipal do Natal vem explicar o que se segue a respeito do afundamento de trecho da obra na avenida Prudente de Morais:
A obra de drenagem que vem sendo executada para acabar com problemas de alagamento entre na bacia das ruas São José e Mor Gouveia não tem nada a ver com o túnel de mobilidade existente no local.
A obra da mobilidade é uma estrutura de concreto com estacas com 17 metros de profundidade e não apresentou qualquer problema na sua estrutura.
O buraco aberto na via ocorreu em função do encontro do túnel de drenagem fluvial que está sendo escavado com uma galeria de drenagem já existente. Devido às fortes chuvas houve perda de material causando recalque na área. Não há nenhuma relação com o túnel da mobilidade.
A obra em execução vem sendo monitorada e hoje mesmo foi feito o isolamento da área afetada e o aterramento.
A obra continua sendo monitorada 24 horas.
Até o final do dia de amanhã o pavimento deverá estar recomposto. O tráfego está limitado na área a uma faixa na Prudente de Moraes e só será liberado depois da recomposição do piso.
Fiscais da STTU permanecerão na área orientando o trânsito. Os motoristas que puderem devem evitar a área amanhã para evitar o tráfego.