18/03/2017
Secretário Luiz Roberto explica limitação no atendimento em postos de saúde de Natal e aponta soluções
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Do secretário de Saúde do Município de Natal, Luiz Roberto Marinho, sobre a denúncia publicada aqui ontem, quando moradores do conjunto Panatis, na zona Norte, relatavam a impossibilidade de atendimento no Posto de Saúde do bairro por falta de médicos:
"Realmente temos déficit significativo de profissionais médicos. Déficit esse que vamos suprir de duas formas", adiantou o secretário, procurado pelo Blog para comentar a denúncia.
"A primeira fora, de imediato: a Secretaria estará contratando 30 médicos já no mês de abril, para a estratégia de Saúde da Família. Vamos constituir 30 equipes que já existem e que estão sem médicos, pois muitos deles largaram os contratos (PROVAB/ MAIS MEDICOS), para entrar nas residências médicas", explicou o secretário, afirmando que isso significará acesso a um universo de pessoas de aproximadamente 120.000 usuários, já em abril.
"Mesmo assim ainda existirão pessoas das chamadas áreas descobertas, ou desassistidas, e esse enfrentamento será feito de forma gradual, com construção das novas unidades de saúde que estão em curso (Santa Beatriz, Arthur Veiga, Jardim Progresso)...
Com as 4 novas que já estão em fase de licitação na Semov (Nordelândia, Soledade I, Nova Aliança e Alto da Torre)... que devem ter suas obras iniciadas já em maio com conclusão 9 meses após início da obra", disse o secretário.
"As três que citei anteriormente serão entregues agora em maio", relatou Luiz Roberto, concluindo que o problema será solucionado, finalmente "com o concurso público onde está prevista a contratação de mais 360 médicos a cargo da Secretaria de Administração, e com precisão de realização para o início do segundo semestre", justificou o secretário.