10/09/2016
Cirurgião plástico Charles Sá aplica 3ª fase de pesquisa de rejuvenescimento com células tronco em Natal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A terceira fase do projeto de pesquisa do cirurgião plástico natalense Charles Sá, com aplicação de células tronco em pacientes em tratamento de rejuvenescimento facial, será aplicada na segunda-feira na clínica Performa, em Natal.
Charles, que se divide entre as clínicas de Natal e Rio de Janeiro, explica que nesta terceira fase as células serão aplicadas novamente após três meses do último experimento.
"Através de exames clínicos e de laboratório vamos acompanhar a evolução da última aplicação feita em junho desse ano e analisar como está o desenvolvimento das novas células", destaca o médico.
A pesquisa intitulada "Alterações cutâneas em face humana pós tratamento com uso de células mesenquimais (tronco) do tecido adiposo" é pioneira no mundo e teve sua primeira fase em 2012 em Natal, com 20 pacientes na faixa etária de 45 a 65 anos. A segunda fase foi executada em junho com resultados surpreendentes.
Assim como na segunda fase, os pacientes receberão a nova aplicação de células tronco para avaliar a elasticidade cutânea e os resultados serão confirmados até o fim do ano.
A pesquisa inédita do cirurgião natalense ganhou prêmio internacional de melhor artigo do ano de 2015 pela maior revista científica de cirurgia plástica do mundo, a Plastic and Reconstructive Surgery.
Charles vai receber o reconhecimento em uma cerimônia de premiação agora no dia 25 de setembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Com 20 anos de atuação em cirurgias plásticas, o médico é referência no Brasil na aplicação de células tronco em tratamentos de rejuvenescimento e foi eleito recentemente, chefe da seção de células tronco da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para o biênio 2016 - 2017, e também diretor científico do Instituto Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.