23/02/2016
Nelter Queiroz consulta executivo da Arena das Dunas sobre possibilidade do Governo se livrar dos custos com repasses mensais
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O deputado Nelter Queiroz convidou o diretor-presidente do Consórcio Arena das Dunas, Mauro Araújo, para uma conversa tipo 'tira-dúvidas' sobre a situação do estádio.
Caro para os cofres do Estado em dificuldade, o equipamento, pago pelo governo e administrado pelo consórcio, através de concessão, poderá ficar ainda mais caro diante da crise que só aumenta.
Nelter quis sondar o executivo sobre a possibilidade do Governo "se ver livre" do repasse mensal de quase 12 milhões de reais.
Poder pode, avaliaram Mauro e o advogado Ítalo Mitre, responsável pelo setor jurídico do Consórcio, que também participou da reunião na Assembleia Legislativa.
Porém, a concessão não poderia entrar numa provável negociação.
Um grupo que viesse a comprar o equipamento Arena das Dunas, teria só obrigações: os repasses mensais que só depois de 9 anos (está entrando no terceiro), terá uma redução de 30% nos valores, e quando chegar a 12 anos, passará a corresponder a 15% do que é desembolsado hoje.
A gestão, e aí consta o que se apura com a operação da Arena, com shows, eventos e locações, continuaria sendo ds concessionária que mantém um contrato de 20 anos com o Estado através de uma parceria público privada.
Portanto...vender a Arena, pelo que explicou o executivo, não seria viável para quem a comprasse.
E para o Governo, deixar de pagar, mesmo que por dificuldades financeiras, terá um custo mais alto do que se imagina: o Consórcio acionaria o fundo garantidor e o Estado, além da parcela não paga, teria que pagar uma outra como garantia.
O Estado tem mantido o pagamento das parcelas em dia, como garantiu ao Blog o presidente Mauro Araújo.
Diante do explicado, cabe ao Governo do Estado...administrar a crise.
Fotos Thaisa Galvão