29/11/2015
Aneel acata proposta do deputado Beto Rosado e altera modelo de distribuição de energia renovável
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A audiência que o deputado federal Beto Rosado (PP) presidente da Frente da Energia Renovável, teve com o diretor da Aneel, André Pepitone, deu resultado.
A pedido do deputado, a Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou mudanças em uma resolução criando o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que agora permite que o consumidor instale pequenos geradores, como painéis solares e microturbinas eólicas, e troque energia com a distribuidora local com o objetivo de reduzir o valor da sua fatura de energia elétrica.
Beto havia pedido à Aneel que o crédito gerado pelo sistema de compensação também pudesse ser utilizado para abater o consumo de unidades do mesmo titular situadas em outro local.
A medida foi aprovada pela diretoria da agência, com o critério de que as unidades estejam na área de atendimento de uma mesma distribuidora.
“É o resultado concreto do trabalho que temos feito na presidência da Frente da Energia Renovável. Queremos desenvolver o setor, ajudando à economia e melhorando nossa matriz energética”, avaliou o deputado.
A Aneel também aprovou medida que permite a distribuída em condomínios, permitindo que a energia gerada possa ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores.
Foi criada ainda a figura da “geração compartilhada”, permitindo que diversos interessados se unam em um consórcio ou em uma cooperativa, instalem uma micro ou minigeração distribuída e utilizem a energia gerada para redução das faturas dos consorciados ou cooperados.
As novas regras passam a valer a partir de 1º de março de 2016.
Fotos Vanessa d'Oliviêr