14/11/2015
Fotógrafa natalense que está em Paris conta ao Blog como passou a noite em uma livraria para se proteger dos ataques terroristas
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A fotógrafa potiguar Elisa Elsie, que está em Paris e dormiu em uma livraria, onde estava com a também fotografa Mariana do Vale, no momento do atentado, fez um relato para o Blog agora há pouco.
Custeadas pelo governo brasileiro, Elisa e Mariana foram a Paris para participar da feira Paris Photo.
“Nós fomos na quinta e na sexta, hoje a feira está fechada, assim como todos os monumentos e museus daqui de Paris, tá tudo tranquilo, a gente está no albergue, a gente conseguiu voltar pro albergue agora de manhã, mas a gente dormiu numa livraria que chama Shakespeare and Company. Todos os clientes foram aconselhados a ficar dentro da livraria e ao longo da noite foram chegando outras pessoas, amigos e pessoas próximas que ficaram sabendo através dos funcionários que a gente estava lá em segurança.
Como a proposta da livraria era um pouco alternativa, de recriar uma casa, tinham várias camas espalhadas e sofás, então algumas pessoas dormiram nas camas, eu e Mariana a gente dividiu uma cama, mas teve gente que dormiu sentado, teve uma pessoa que precisou dormir no chão, tava bem frio, acho que não tinha tanto aquecimento mas a gente conseguiu pegar uma colcha boa e dormimos bem.
Logo depois que a gente acordou a livraria não abriu; recebemos todo suporte dos gerentes, dos funcionários de lá, eram todos jovens e fazendo toda a comunicação em inglês com a gente e está tudo bem.
A gente voltou pra o albergue agora pela manhã, muitas estações do metrô estão fechadas, muito policiamento na rua, em todas as estações policiamento, e as estações que fazem as maiores conexões é que estão fechadas, então se a gente for sair pra fazer qualquer coisa a gente precisa estudar bem o mapa para não passar por estações fechadas.
Do resto está tudo bem, a gente tá tranquila, a gente conversou com várias pessoas daqui da região e eles disseram que tava tudo tranquilo pra sair, só que evitássemos locais com muito aglomerado de gente. A gente está sem comer já faz umas 20 horas, a gente precisa sair pra comer alguma coisa que no albergue que a gente está não tem comida, vamos tentar sair pra comer e comprar alguns suprimentos pra ter aqui com a gente.
As ruas estão bem vazias, as estações de metrô com pouquíssima gente, e as pessoas parece que ainda estão tentando se acostumar com o que aconteceu. Tá um clima meio de insegurança (nas pessoas), hoje quando a gente desceu (da livraria) tinham muitas pessoas com muitas garrafas de água e com comida, meio que as pessoas se preparando pra guardar suprimento nos quartos. Mas até agora tá tudo tranquilo”.
-Elisa Elsie e Mariana do Vale retornam ao Brasil na terça-feira.
*
Sobre a Paris Photo:
A edição 2015 da feira Paris Photo, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, na capital francesa, anunciou a lista com mais de 140 galerias e 27 editoras participantes.
parisphoto.com