09/11/2015
Brasil Mais Seguro: programa federal que poderia ter garantido reeleição de Rosalba nunca passou de promessa para o RN
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Ouvindo a declaração do delegado Sérgio Leocádio, dizendo que não se investe em segurança pública no Rio Grande do Norte há 15, 20 anos...lembrei do tão badalado programa "Brasil Mais Seguro", cantado em verso e prosa aqui há dois anos.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, até hoje no cargo, e o então presidente da Câmara, Henrique Alves, prometeram à então governadora Rosalba Ciarlini que o programa seria implantado no RN.
E o programa garantia muitos investimentos.
Quem sabe se a promessa tivesse sido cumprida, o RN tivesse vivendo um momento melhor em relação à segurança.
Além de tratar do assunto na presidência da Câmara, Henrique elegeu como prioridade no fim de semana que passou como presidente da República - numa viagem da presidente Dilma e do vice Temer - quando recebeu a governadora Rosalba e logo depois o ministro da Justiça.
Aí bate a realidade: se nem com um presidente da República do RN, o Palácio garantiu ao Estado a segurança prometida...
Rosalba deixou o governo sonhando com a promessa, que se tivesse sido cumprida, talvez tivesse lhe dado crédito para disputar a reeleição, tendo a segurança, na prática, e não no papel, como bandeira de campanha.
Vale relembrar que o ministro da Justiça continua o mesminho.
Leia publicação do portal da Câmara dos Deputados
O deputado Henrique Eduardo Alves foi recebido como presidente da República em exercício na manhã desta segunda-feira (10) pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, pelo chefe de gabinete, Giles Azevedo, e pelo secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional, general Roberto Peternelli. A primeira audiência no gabinete presidencial, no Palácio do Planalto, foi concedida ao secretário estadual de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho, e à governadora Rosalba Ciarlini, que esteve acompanhada pelo chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado.
Em reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o presidente em exercício apresentou o projeto de videomonitoramento de áreas comerciais de Natal. O ministro assegurou que o assunto receberá a devida atenção de parte da área técnica do Ministério. O projeto, orçado em R$ 6 milhões, foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte com o apoio da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte. A proposta havia sido entregue a Henrique Alves pela Fecomércio na semana passada. José Eduardo Cardozo lembrou ao presidente em exercício que, em sua recente visita a Natal, acompanhando a presidenta Dilma Rousseff, assinou convênio que integra o Estado ao projeto "Brasil Mais Seguro". O ministro da Justiça também conversou com Alves sobre a questão indígena, entre outros temas relacionados à sua pasta.
Abastecimento
O presidente da Funasa, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, foi recebido por Henrique Eduardo Alves no mesmo dia. Durante a audiência, elogiou a qualidade dos projetos que os municípios norte-rio-grandenses apresentaram à Fundação Nacional de Saúde com o objetivo de obter financiamento do PAC para serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. "Numa primeira triagem realizada por técnicos da Funasa, foram aprovados pleitos de 49 prefeituras para o serviço de abastecimento; e de outras 87 para os serviços de esgotamento", destacou.
Gilson Queiroz Filho lembrou que a triagem inicial constitui um primeiro passo na avaliação dos projetos apresentados. Segundo Gilson, os municípios selecionados deverão voltar à Funasa na próxima semana para um detalhamento dos respectivos projetos, a partir de seus critérios sociais, epidemiológicos, técnicos e de gestão. A relação dos municípios aprovados na primeira fase da avaliação feita pela Funasa foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.
*
Do Blog - Em tempos de seca, fica a pergunta: a Funasa liberou os tais recursos para abastecimento?