08/11/2015
MG: Prefeito de cidade invadida por lamaçal de barragens de rejeitos de minério é internado com suspeita de infarto
[0] Comentários | Deixe seu comentário.N'O Globo Online:
Prefeito de Mariana é internado com suspeita de infarto
Nos últimos três dias, Duarte Júnior (PPS), comandou o trabalho das equipes de resgate
POR DANDARA TINOCO E MARIANA SANCHES
08/11/15 - 13h48
MARIANA (MG) — O prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), está internado no Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, com suspeita de infarto. Ele sentiu dores no peito na manhã deste domingo, e exames preliminares em uma clínica na cidade registraram alterações nos batimentos cardíacos. Nos últimos três dias, o prefeito, conhecido como Du, comandou o trabalho das equipes de resgate e divulgação das informações sobre o rompimento das barragens de rejeitos de minério no distrito de Bento Rodrigues. Duarte Júnior foi eleito vice-prefeito e assumiu a prefeitura após a cassação do mandato de Celso Cota, em julho deste ano por improbidade administrativa.
De acordo com a mulher dele, Regiane Oliveira, ele está sem dormir desde o acidente. Nesta madrugada, ele também ficou muito preocupado com uma forte chuva que caiu no município, segundo ela.
De acordo com o último boletim médico, divulgado às 11h40, o prefeito segue em observação: "Após avaliação mais especializada, não foi constada nenhuma alteração clínica, eletrocardiográfica ou alterações de exames laboratoriais". Ele passará por novos exames de procedimento padrão. Ainda segundo o boletim, "a principal hipótese causadora deste quadro clínico é o stresse e o cansaço causados pelo intenso trabalho dos últimos dias".
Em seu perfil no Facebook, o prefeito postou um vídeo na sexta-feira para falar sobre o momento difícill que a cidade passa e agradecer a ajuda de todos.
Vinte e oito pessoas estão desaparecidas, entre elas há três crianças (de 4, 5 e 7 anos), dois jovens e um idoso, além dos 13 funcionários da mineradora Samarco, que trabalhavam no local. Ainda não se sabe a causa do acidente.
O Governo de Minas Gerais confirmou na ontem a segunda morte entre as vítimas do rompimento das barragens. O corpo, ainda não foi identificado, foi encontrado junto ao leito do rio, no município de Rio doce, a cerca de 100 quilômetros do local do acidente.