08/11/2015
Hub da TAM: já que a presidente do Brasil ajuda ao Ceará, o ministro do Brasil poderia ajudar ao RN
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Por Thaisa Galvão A TAM adiou para o próximo ano o anúncio do estado que sediará o hub do grupo LATAM no Nordeste. Disputa até agora acirrada entre Rio Grande do Norte e Ceará, com Pernambuco correndo por fora, contando somente com a força política, já que as condições técnicas são as mais desfavoráveis entre os 3 concorrentes. O motivo do adiamento é a necessidade de se definir melhor os critérios exigidos. Pelo menos é o que diz a TAM, alertando que os aeroportos ainda não oferecem condições de sediarem o centro de conexões de voos nacionais e internacionais. Para a TAM, problemas de infraestrutura aeroportuária, experiência do cliente e competitividade em custos ainda existem nos 3 aeroportos. O adiamento pode fortalecer Fortaleza na disputa e tirar Recife de vez do páreo. O aeroporto do Ceará ainda não foi privatizado - o que seria uma regra - e pode ter ganhado tempo para isso. O Estado precisava da doação do vizinho terreno pertencente à Base Aérea, e isso o governo Dilma Rousseff, do mesmo PT do governador cearense Camilo Santana, já providenciou. E a doação já foi publicada no Diário Oficial da União, faltando só uma portaria da Força Aérea Brasileira à Secretaria de Aviação Civil para ser finalizado o processo. Mas, isso é café pequeno em relação à doação, que seria o mais complicado. O adiamento da TAM animou o Ceará, que via até então, o Rio Grande do Norte como favorito. Pode não ser mais o favorito, mas continua sendo, tecnicamente, o mais indicado. Aí vem a dúvida: A TAM adiou o projeto pelo que está justificando mesmo ou por preferir aguardar passar o momento de crise que afeta, principalmente o setor aéreo, vez que fazer turismo ficou para segundo plano entre as prioridades dos brasileiros? Porque se a TAM quer mesmo que as exigências sejam cumpridas, por que fazer com que os Estados, que estão em dificuldades até mesmo para pagar folha de funcionários, gastem o que não tem para se adaptar a uma exigência e morrer na praia...serem descartados? Mais sensato para o Grupo LATAM seria definir o Estado e estipular um prazo para as últimas exigências serem cumpridas, sob pena do hub se instalar em outro estado concorrente, já que todos vem se preparando até agora. Não justifica a TAM exigir que estado A ou B cumpra exigências que não estariam nas prioridades financeiras não fosse a aposta em conquistar o hub. A crise não permite se brincar com dinheiro como quer a TAM ao anunciar o adiamento. São os cofres públicos do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco que estão em jogo. Apesar da TAM justificar que a escolha não será política, a presidente Dilma Rousseff já fez a sua parte para o Ceará. Não estaria na hora do ministro do Turismo, Henrique Alves, fazer a sua parte em prol do Rio Grande do Norte? Henrique tem dito que não pode se posicionar porque não é um ministro do Rio Grande do Norte, mas do Brasil. Mas Dilma também não é uma presidente do Ceará... A justificativa de Henrique cai por terra depois do gesto de Dilma. Está mais do que na hora do ministro esquecer que é adversário do governador Robinson Faria; o que ele não pode e não deve é ser adversário do Rio Grande do Norte. O ministro potiguar poderia atuar nos bastidores para ajudar a manter o posicionamento na disputa já garantido pelo governo estadual. Até porque, o cargo de ministro de Henrique, pelo menos no governo Dilma, tem só 3 anos pela frente. E o desenvolvimento do RN tem o tempo todo pela frente. Como costuma dizer o próprio Henrique: "Ainda tem muito Rio Grande do Norte pela frente". Sem união, o hino pode mudar.. Tem muito Ceará pela frente...