08/11/2015
Governador discute soluções para o abastecimento d'água em Caicó e entrega adutora no distrito de Palma
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Acompanhado do presidente da Caern, Marcelo Toscano, o governador Robinson Faria diacutiu hoje, em Caicó, possíveis soluções para o abastecimento d'água do município, que vive o dilema de ver seu maior reservatório, o açude Itans, secar de vez.
O governador foi dialogar com a população, classe política e lideranças do Seridó para encontrar alternativas viáveis para resolver a situação da oferta de água.
“Essa é uma situação que necessita de total atenção. O Rio Grande do Norte enfrenta uma das piores crises hídricas de sua história e precisamos garantir os meios para a população ter acesso à água de qualidade”, disse o governador.
Algumas possibilidades foram levantadas: o desassoreamento do rio Coremas/Mãe D’água, numa ação conjunta do Rio Grande do Norte com a Paraíba, e ainda a perfuração de poços, abastecimento com carros-pipa e instalação de dessalinizadores.
Mas a solução definitiva, que já tem o projeto concluído, é a captação da água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a partir da adutora da Serra de Santana. A obra está orçada em R$ 48 milhões.
"Vou levar o projeto ao Ministério da Integração para tentar destravar essa obra importante para nosso estado. Já solicitei, inclusive, uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para tratar exclusivamente da questão hídrica do RN”, disse o governador, que na companhia do deputado Vivaldo Costa e auxiliares do governo, foi ao distrito de Palma e entregou uma adutora que capta água da barragem de Carnaúba, em São João do Sabugi.
O sistema será administrado pela Caern, e atende 500 pessoas da comunidade, com 130 ligações e 20km de extensão.
Fotos Demis Roussos