25/08/2015
Pesquisa mostra que mulheres a partir de 45 anos são as maiores leitoras do Estado
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Durante seminário promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE, a professora Cláudia Santa Rosa apresentou pesquisa inédita que, entre outras revelações, mostra que as mulheres leem mais que os homens no Rio Grande do Norte e que as regiões Alto Oeste e Seridó são as que registram mais leitores no interior do Estado.
Eis os dados da pesquisa encomendada ao instituto Certus.
Cerca de 2/3 dos norte-rio-grandenses não se consideram leitores.
Entre a minoria leitora, cerca de 1/3, 66,67% são mulheres, e 33,33% homens.
Proporcionalmente, mulheres com 45 anos em diante são as que mais lêem, enquanto que, entre os homens, os leitores são os mais jovens, com idade entre 14 e 44 anos.
Dos entrevistados, 25,45% afirmaram que já leram dois livros em 2015.
Dos livros lidos, 32,27% foram comprados, 27,64% emprestados de amigos ou familiares, e 18,53% das bibliotecas.
Somente 38,27% dos leitores acessam obras literárias pela internet.
Os maiores índices de leitores foram registrados nas regiões Alto Oeste (43,51%) e Seridó (41,28%).
A pesquisa do IDE ouviu 1.203 pessoas em 25 municípios do Estado e foi tornada pública durante a 9ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler, que termina hoje no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) em Natal.
“Esses números são valiosos, pois podemos agora subsidiar as ações de incentivo à leitura de maneira mais consistente no Rio Grande do Norte, levando sempre em consideração a necessidade de elas serem contínuas”, explicou Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do IDE.
Os municípios pesquisados por região foram: Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante (Grande Natal); Caicó, Currais Novos, Acari e Parelhas (Seridó); Mossoró, Assú, Caraúbas e Areia Branca (Médio Oeste); Itaú, Pau dos Ferros, Patu e Alexandria (Alto Oeste); Touros, Goianinha e Canguaretama (Leste); Nova Cruz, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Tangará (Agreste/ Trairi); João Câmara, Macau e Lajes (Central). A cidade de Natal já havia sido objeto de pesquisa semelhante, também realizada pelo IDE, em julho do ano passado.
*
No primeiro dia do seminário, ontem, participaram a senadora Fátima Bezerra (PT), os deputados estaduais Márcia Maia (PSB) e Fernando Mineiro (PT), além das vereadoras Eleika Bezerra (PSDC) e Júlia Arruda (PSB).