25/08/2015
Boato nas redes sociais mostra ponte Rio-Niterói como se fosse ponte de Igapó
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Na onda da boataria, a mais nova das redes sociais no Rio Grande do Norte é o perigo de desabamento da ponte de Igapó.
Uma fenda que pode derrubar a ponte.
Eis o que roda hoje:
Detalhe 1:
Essa ponte não é em Natal. É no Rio de Janeiro.
Detalhe 2:
Essa fenda não oferece risco. É necessária.
Veja o noticiário da época quando a foto foi tirada por uma turista que passava sob a ponte, de barco, e espalhou nas redes:
Também à época, em 2014, a concessionária CCR Ponte, que administrou a obra da ponte, emitiu nota explicando que a tal fenda é necessária e não significa risco à estrutura da ponte:
Veja a nota da CCR Ponte na íntegra:
Uma foto está sendo postada nas redes sociais mostrando uma junta de dilatação na Ponte Rio Niterói que vem sendo confundida com uma rachadura.
A CCR Ponte esclarece que esta abertura é necessária e consiste em uma separação física entre as duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si.
Toda ponte de grandes dimensões precisa deste tipo de abertura para acomodar a movimentação da estrutura em função das variações térmicas, evitando tensões indesejáveis, o que poderia ocasionar fissuras nas lajes e vigas.
Existem várias juntas como esta ao longo da Ponte Rio-Niterói. No trecho sobre o mar, essas aberturas ocorrem a cada 400 metros, em sua maior parte, e têm cerca de 13 centímetros de abertura. Nos acessos Rio e Niterói, ocorrem a cada 30 metros, aproximadamente, e têm cerca de três centímetros de abertura.