20/08/2015
Garibaldi vai à inauguração da 1ª etapa da transposição pedir a Dilma que obras sejam aceleradas
[0] Comentários | Deixe seu comentário.No pronunciamento que fez ontem no Senado, o senador Garibaldi Filho fez um apelo ao governo federal para acelerar as obras da transposição do Rio São Francisco.“Caso isso não ocorra, frente à possibilidade cada vez mais consolidada de falta de recarga dos reservatórios na próxima quadra chuvosa, poderemos ter instalada uma situação caótica no sertão nordestino”, discursou o senador, preocupado com as chances de o El Niño provocar, em 2016, um período chuvoso inferior ao deste ano.
O senador lembrou que o inverno deste ano, que já acabou no Nordeste, foi suficiente para repor apenas 25% do volume dos açudes da região.
Na sexta-feira pela manhã Garibaldi vai acompanhar a entrega da primeira etapa do eixo norte da transposição, em Cabrobó (PE), com presença da presidente Dilma Rousseff.
“Vou participar da solenidade para solicitar a antecipação do prazo final da transposição, pois estamos com quatro anos de seca e vivendo um quadro de extrema gravidade que pode se ampliar”, disse o senador.
“Recebi com satisfação a informação de que as bombas da primeira estação elevatória do Eixo Norte começaram a ser testadas. É um marco histórico que merece ser comemorado. Entretanto, muito precisa ser feito para que o caminho que leva a água até Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), perfazendo 260 km, esteja integralmente concluído. Desse ponto em diante as águas caminharão em leitos naturais em território paraibano e depois no Rio Grande do Norte".