09/07/2015
Governo e Assembleia vão solicitar integração de bancada federal e Assembleias do Nordeste no combate aos efeitos da seca na região
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Ações de combate aos efeitos da seca no Rio Grande do Norte foram discutidas ontem pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, se reuniu com o governador Robinson Faria (PSD) e secretários do Estado, no encontro do Comitê de Ações de Combate à Seca, da AL, com o Grupo de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (GGI), do Governo.
"O empenho dos 24 deputados estaduais nas ações de combate à seca é para melhorar a qualidade de vida do potiguar que sofre com os efeitos devastadores da estiagem que já dura 1.500 dias. Estamos preocupados com o abastecimento e também com os efeitos na cadeia produtiva, na economia e na vida do homem do campo", disse o presidente da Assembleia, que vai acionar as Assembleias do Nordeste para se integrarem ao debate.
O governador Robinson Faria propôs uma união de forças para cobrar agilidade do governo federal na transposição do Rio São Francisco.
“Nós estamos realizando várias ações emergenciais e retomando obras importantes, mas entendemos que a transposição do Rio São Francisco é hoje a nossa principal esperança, já que nossos reservatórios estão secando e a chuva tão esperada não chegou”, justificou o governador.
“Esperamos reunir também a bancada federal do Rio Grande do Norte e ter o apoio dos demais estados nordestinos nesta luta”, acrescentou Robinson, lembrando que o tema será discutido no próximo Encontro dos Governadores do Nordeste.
"Retomamos obras importantes no Alto Oeste e vamos expandir as ações para as regiões de todo o Rio Grande do Norte.Conhecemos as dificuldades do Seridó, do Agreste, do Vale do Açu, do Oeste e vamos trabalhar para melhorar o abastecimento das cidades", acenou o governador.
Participaram da reunião os secretários de Recursos Hídricos, Mairton França, de Planejamento, Gustavo Nogueira, de Infraestrutura, Jader Torres, o diretor da Caern, Marcelo Toscano, e os deputados Gustavo Carvalho (PROS), Tomba Farias (PSB) e Fernando Mineiro (PT).
Fotos Ivanízio Ramos/João Gilberto