12/03/2015
Rogério Marinho critica cortes do governo federal para a Educação
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Reunido na Comissão de Educação da Câmara com o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) questionou o
governante sobre os cortes orçamentários promovidos pela presidente Dilma Rousseff, especialmente no FIES, o que tem prejudicado diretamente milhares de estudantes brasileiros.
"Nós estamos com pelo menos a metade dos estudantes atendidos pelo Fies com problemas para continuar os estudos. Há uma queda no sistema, uma reclamação generalizada. O governo quebra regras estabelecidas anteriormente e isso prejudica diretamente o mercado na área da educação. E já é uma prática deste governo mudar regras no meio do jogo, desestruturando a economia, neste caso a relacionada ao setor educacional", disse Rogério Marinho, lamentando a postura adotada pela gestão, mas dizendo compreender as dificuldades expostas pelo secretário Luiz Cláudio Costa. "Embora na eleição que passou essa dura realidade não tenha sido exposta como deveria, e agora o povo brasileiro é que esteja pagando o preço pesado por tudo isso", completou Rogério.
O deputado do PSDB também questionou o auxiliar do Ministério sobre os cortes no orçamento anunciados pela presidente, cerca de R$ 14 bilhões a menos.
O secretário do MEC negou o tamanho do corte.
"Quem está falando a verdade, é o MEC ou o ministro Levy? Acho que nesse caso Levy tem uma tesoura mais forte, o que desnuda esse jargão utilizado pela presidente, de pátria educadora", criticou Rogério.
