11/02/2015
Advogado Robson Maia analisa para a imprensa nacional, os efeitos jurídicos do esquema de evasão de impostos do HSBC
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Advogado e professor da PUC/SP, O potiguar do Seridó, Robson Maia, foi quem analisou ontem as operações sigilosas do HSBC na Suíça.
O assunto teve ampla cobertura na imprensa do mundo todo.
No Brasil, a Rede TV, a Band e a Rede Globo ouviram o advogado que falou sobre os problemas jurídicos que podem ser enfrentados pelo HSBC e para os correntistas sigilosos.
Robson Maia é uma dos maiores especialistas na área tributária e financeira do Brasil, e está atuando diretamente nesse caso de repercussão mundial.
Uma investigação feita na França revelou que a filial suíça do banco britânico HSBC "ajudava" clientes ricos a evadir o pagamento de milhões de dólares em impostos.
O esquema vazou através de um ex-funcionário que liberou documentos.
O segundo maior banco do mundo permitiu que centenas de bilhões de euros transitassem, em Genebra, por contas secretas de 106 mil clientes, entre eles, empresários, políticos, estrelas do showbizz e esportistas.
Também foram beneficiados pelo esquema, traficantes de drogas e armas e suspeitos de ligações com atividades terroristas.
Os documentos também incluem dados sobre 5,5 mil contas secretas de brasileiros, entre pessoas físicas e jurídicas, com um saldo total de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 19,5 bilhões).