09/04/2014
TCU reage à indicação de Gim Argello e oposição apresenta nome técnico
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Tribunal de Contas da União
O Tribunal de Contas da União (TCU) manifesta-se, após reunião dos seus ministros, pela necessidade da observância dos requisitos constitucionais previstos no art. 73 da Carta Constitucional brasileira para a posse de qualquer cidadão que venha a ser membro da Corte.
Nesse contexto, ao presidente do TCU, responsável pela posse, compete, ouvido o Plenário, avaliar todos os requisitos exigíveis, entre eles idoneidade moral, reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.
Brasília/DF, em 9 de abril de 2014.
Ministro João Augusto Ribeiro Nardes
Presidente do Tribunal de Contas da União
*
Do Blog - O nome em debate, que causou reação negativa da oposição e do Ministério Público de Contas, que emitiu nota de repúdio, é o do senador Gim Argello (PTB), queridinho do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).
Argello responde a seis inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). É suspeito de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, peculato (desvio de dinheiro público) e crime contra a lei de licitações.
Ufa...
Só....
Hoje PSB, PSDB, PSOL e DEM apresentar um novo nome: o do consultor de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado, Fernando Moutinho Ramalho de Bittencourt.
Para o procurador-geral do MP junto ao TCE, Luciano Ramos, que é presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC), o nome apresentado hoje é muito melhor por se tratar de um técnico.