30/01/2014
Ministro Garibaldi Filho apresenta números positivos nos 91 anos da Previdência
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Com presença do ministro do Trabalho Manoel Dias; do interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Ipea, Marcelo Neri; da representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Carrera-Marquis; e do secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, o ministro da Precidência, Garibaldi Filho, comemorou nesta quarta-feira os 91 anos da Previdência Social.
Ocasião em que foi lançado o livro “Melhores Aposentadorias, Melhores Trabalhos – Em direção à cobertura universal na América Latina e no Caribe”.
*
A publicação do BID traça um diagnóstico da situação atual dos países da América Latina e do Caribe a respeito das relações entre seguridade social, mercado de trabalho e o sistema produtivo.
*
O ministro Garibaldi fez um balanço mostrando que a cada mês a Previdência paga cerca de R$ 27 bilhões a 31 milhões de benefícios, o permitiu a retirada de 25 milhões de pessoas da condição de pobreza no Brasil, em 2012.
*
“Após um processo de retração na proteção social ocorrido entre 1992 e 2002, o Brasil conseguiu, nos últimos anos, importantes avanços nesta área. A cobertura previdenciária para o trabalhador ativo, por exemplo, cresceu de 61,7%, em 2002, para 71,3% em 2012. Atualmente, de cada dez idosos oito contam com essa proteção social. O Brasil é detentor de um dos níveis mais elevados da América Latina”, analisou o ministro Garibaldi Filho.