26/10/2013
Mossoró: Rosalba comemora realização de 400 partos/mês na cidade onde há 2 anos não nascia uma criança
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A governadora Rosalba Ciarlini é a aniversariante do dia.
Comemora a data em Mossoró, onde já se encontra na Igreja de São Vicente para missa em ação de graças.
Pelo telefone, a governadora disse ao Blog que festeja o dia entregando 10 leitos de UTI Neonatal ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, unidade que o governo instalou há dois anos, ao alugar o antigo Hospital da Unimed.
"É bom se lembrar que há dois anos, com a crise na saúde de Mossoró, não se fazia sequer um parto na cidade. As mulheres iam parir em Russas, no Ceará. Alugamos o Hospital da Unimed, e hoje a unidade é estadualizada, faz 1.200 atendimentos por mês e Mossoró que não fazia mais partos, hoje faz 400 partos por mês", disse a governadora, que ainda anunciou a construção da sede própria do hospital.
*
"No empréstimo do Banco Mundial foi aprovada a construção da sede própria do hospital, porque hoje pagamos aluguel. Aí o hospital não será mais somente da Mulher, será uma unidade materno-infantil. O hospital será construído vizinho à UERN, num terreno cedido pela Universidade, e como a UERN já tem curso de Medicina, será um hospital-escola", disse a governadora, que diz que depois de Mossoró, vai focar a saúde do estado para Caicó.
*
"Meu sonho agora é montar isso em Caicó, fechando a rede com Natal, Mossoró e Caicó".
A governadora disse também que uma das metas de seu governo na área da saúde é a construção do Hospital de Traumas de Natal, mas para isso vem enfrentando dificuldades pois o projeto carece de uma área construída de 10 mil metros quadrados.
"E Natal não tem essa área. Teria que desapropriar, o que deixa o projeto muito mais caro"
*
Hoje em Mossoró, além de inaugurar os 10 leitos de UTI Neonatal, a governadora entrega um, dos 5 viadutos que estão sendo construídos no complexo viário da cidade.
Governadora em contato com o Blog