21/10/2013
Ney Lopes de Souza recebe bênção do Papa Francisco
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O ex-deputado Ney Lopes de Souza está em estado de graça.
É que ontem, no Vaticano, recebeu a bênção do Papa Francisco.
A emoção ele repassou ao Blog:
*
Eis o e-mail enviado por Ney Lopes:
Cara Thaisa,
Permita-se transmitir-lhe uma grande emoção que tive ontem, 20, ao ser abençoado pessoalmente pelo Papa Francisco à entrada da residência oficial “Santa Marta”, onde reside o Sumo Pontífice no Vaticano, como vê na foto.
Quando presidi o Parlatino (Parlamento Latino-Americano), organismo internacional de representação parlamentar credenciado nas Nações Unidas, tive a oportunidade de participar de reuniões conjuntas com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), entidade que congrega bispos latino-americanos, realizadas em países da América Latina.
*
Nestas ocasiões estava presente o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, hoje consagrado o sucessor do Papa Bento XVI.
O tema debatido entre o Parlatino e o CELAM era a integração latino-americana, dentro do princípio de Símon Bolívar de criação de uma “Patria Grande”.
*
O “papa Francisco sempre foi um entusiasta da “comunidade latino americana de nações” defendida pelo Parlatino. A Igreja católica é um denominador comum para proporcionar essa integração, pelo intenso trabalho de evangelização que historicamente fez na região e as raízes religiosas do povo.
Na presidência do Parlatino, aproximei os parlamentos regionais dos bispos latino americanos, ocasião em que tive alguns contactos com o cardeal argentino Bergoglio, um religioso respeitado pela sua espiritualidade e profundo valor intelectual, hoje reconhecido no mundo.
*
Outra emoção está ligada às suas origens, a nossa querida ACARI. Confesso-lhe que me tocou assistir a concelebração solene do domingo na Basilica de São Pedro, oficiada por cardeias, bispos e sacerdotes de todo o mundo. O seu amigo (e meu) padre Flávio Medeiros, natural de Acari, há oito anos residindo em Roma, integrou o cerimonial do Vaticano e participou diretamente da concelebração, na Basílica de São Pedro.
Vê-lo no altar central ao lado de cardeais e bispos foi uma grande alegria e orgulho para o nosso estado.
*
O padre Flávio Medeiros levou ao conhecimento dos assessores papais a afinidade de pontos de vista a favor da criação de uma comunidade latino-americana de nações, existente entre o Parlatino (Parlamento Latino Americano), entidade que presidi e o Celam (instituição dos bispos latino-americanos), que tinha à época a participação do então cardeal argentino Bergoglio (Papa Francisco), ardoroso defensor da integração.
Essa informação transmitida pelo padre Flávio, facilitou o acesso que tive ao Papa Francisco, recebendo dele uma benção pessoal, que guardarei para sempre como uma relíquia e uma graça.
Abraços do colega
Ney Lopes