11/04/2013
OAB-RN a favor da derrubada da PEC "da Impunidade"
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte se posicionou favorável à derrubada da PEC 37, que reduz o poder de investigação do Ministério Público.
A posição foi anunciada durante reunião do Conselho, na sede da Ordem, e que contou com a presença do procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto.
Para Onofre, a provação da PEC causará "inúmeros malefícios" ao combate à criminalidade, bem como a necessidade de se fortalecer a Polícia.
“Queremos o Ministério Público contribuindo com as investigações e queremos uma Polícia fortalecida também”, disse Onofre.
Já a presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol), Ana Cláudia, que participou da reunião, a PEC não quer furtar direito de investigação.
"A Constituição, de forma clara e expressa, estabelece que a investigação criminal de forma direta cabe à Polícia. Os poderes implícitos não tem respaldo legal, já que não estão na Constituição. Hoje temos um desequilíbrio processual que fere o cidadão”, explicou.
[caption id="attachment_64346" align="aligncenter" width="300" caption="Manoel Onofre na reunião do Conselho da OAB"][/caption]