11/04/2013
Ministra justifica multa aplicada a salineiros e marca reunião de produtores com o Ibama
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O presidente do Ibama, Walney Zanardi, vai receber na segunda-feira uma representação do Governo do Rio Grande do Norte, para discutir sobre providências a serem tomadas para adequar a indústria salineira do Estado à legislação ambiental.
O encontro agendado foi resultado da reunião desta quarta-feira entre representantes de salineiros potiguares, parte da bancada federal, a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro Garibaldi Filho e o presidente da Câmara, Henrique Alves, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Da bancada estiveram presentes os deputados Felipe Maia, Betinho Rosado, Paulo Wagner, Sandra Rosado e Fátima Bezerra.
Dos salineiros, o presidente do Sindicato da Indústria da Extração do Sal, Francisco Souto Filho, o vice Aírton Torres, e o presidente do Sindicato da Indústria de Moagem, Renato Fernandes.
O encontro foi motivado pelo clima de apreensão depois que o Ibama aplicou índice milionário de multas em salinas do RN.
"Respondemos por 97% da produção nacional e enfrentamos queda na produção desde 2008 em função de adversidades climáticas e, agora, para completar as dificuldades fomos surpreendidos por 112 autos de infração, 19 embargos e 37 notificações que resultaram em multas totalizando 80 milhões de reais, disse Aírton Torres, que falou pelos produtores de sal.
A ministra justificou a ação do Ibama como sendo exigências da legislação, de denúncias e de cobranças, inclusive do Ministério Público Federal.
Mas, ressaltou que não é propósito do governo, muito menos do Ministério, criar dificuldades ou “emperrar” qualquer atividade economia.
"Mas, temos que buscar uma solução eminentemente técnica", disse a ministra.
Izabella Teixeira sugeriu que representantes dos Ministérios Públicos -Federal e Estadual - fossem convidados a acompanhar as negociações.
[caption id="attachment_64342" align="aligncenter" width="300" caption="Garibaldi, Henrique, Izabella Teixeira e Rosalba Ciarlini"]
