02/10/2012
Curada de câncer de mama, a procuradora Idaísa Cavalcanti reúne voluntárias para criar o Grupo Reviver
[0] Comentários | Deixe seu comentário.[caption id="attachment_52506" align="aligncenter" width="225" caption="Idaísa, quando lançou o Manual, no ano passado"][/caption]
Procuradora do Estado, Idaísa Cavalcanti acaba de criar, com apoio de um grupo de 12 mulheres, o Grupo Reviver.
Uma instituição que visa alertar as mulheres para a prevenção ao câncer de mama.
Vítima da doença, hoje curada depois de longa temporada de tratamento em Natal e no Rio de Janeiro, Idaísa lançou, no ano passado, um livro que na verdade é um manual. Para as mulheres portadoras da doença e que desconhecem, por exemplos, direitos que a lei lhes dá.
Inclusive o ‘Manual do Câncer de Mama’ terá uma segunda edição, lançada no dia 17.
O lançamento do Grupo Reviver acontece durante o mês de outubro, quando acontece o Outubro Rosa, movimento difundido em todo o país pela socialite carioca Gisella Amaral, que veio a Natal no ano passado, e esteve aqui há cerca de 15 dias.
O Blog, que apoia a iniciativa, entrevistou Idaísa Fernandes, que explica o que é o Grupo Reviver.
[caption id="attachment_52507" align="aligncenter" width="300" caption="Idaísa, Hilnet, Gisella Amaral e Ana Virgínia: ideia que vem dando certo"]
[/caption]
Thaisa Galvão - O que é o Grupo Reviver?
Idaísa Cavalcanti - Na verdade sempre tive muita vontade de fazer algo mais para combater o câncer, mas o Grupo Reviver surgiu após a visita de Gisella Amaral com a ideia de Unidades Móveis de Saúde, quando descobrimos que Natal tem um projeto piloto do Sesc, apoiado pela Fecomércio. Então, juntamente com Hilneth Correia, Ana Virgínia e Tásia Simonetti, começamos a trocar ideias sobre o que e como poderíamos fazer algo...
Aí vi na rede social Ariadna Rocha Ribeiro Dantas e Savana Galvão de Araújo Barbosa também falarem que queriam fazer alguma coisa neste sentido.
Fiquei pensando no nome, na marca, nos objetivos, na missão, nas metas da instituição. Hilneth, nas promoções que podíamos fazer, inclusive para o lançamento do Grupo para imprensa e convidados. Tásia e seu filho Adolpho na parte de legalização da Instituição e encarregada de fazer o convite às demais sócias fundadoras, que são em número de 13, e cada uma com suplentes.
Thaisa - Você já pensava nisso antes?
Idaísa - O tratamento do câncer é muito difícil, precisamos ter muita força, fé, paciência e vontade de viver. Quando passei pelo meu tratamento, em 2010, dizia a mim mesma: tenho que fazer algo para ajudar na prevenção do câncer, no diagnóstico precoce e na divulgação dos direitos legais específicos dos portadores de doenças graves. Foi então que fiz o meu livro, mas ainda queria e quero fazer mais...
Vem então a ideia da Unidade Móvel para fazer exames preventivos ginecológicos, mamografia e ultrassonografia nos diversos bairros de Natal.
Thaisa - Como o grupo vai atuar?
Idaísa - Neste primeiro ano vamos atuar na arrecadação de recursos financeiros, através da venda de camisetas, de eventos pagantes e na distribuição de carnês para contribuição mensal de valores que vão de R$20,00 por mês até o valor máximo que uma pessoa física ou jurídica possa doar e se beneficiar da Lei Federal no de 17/09/2012.
Thaisa - Quem pode aderir?
Idaísa - Todas as pessoas que queiram ajudar na diminuição dos casos de câncer, todos que queiram colaborar com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Pode nos mandar e-mail, telefonar, nos contatar pelas redes sociais e também daremos grande divulgação aos nossos eventos e pontos de venda das camisetas, não só no mês do Outubro Rosa, mas durante todos os meses.
Nosso site ainda está sendo formatado, mas nosso e-mail é [email protected]
Thaisa - E como as pessoas podem ajudar?
Idaísa - A partir do dia 18/10, quando faremos o lançamento oficial do Grupo, iremos ter uns cinco pontos de venda das nossas camisetas, e até o fim do mês teremos a distribuição dos carnês de contribuição mensal. Quem quiser contribuir pode nos procurar.
As pessoas também poderão ajudar desenvolvendo ações que gerem recursos para, no próximo Outubro Rosa, podermos estar com mais uma unidade móvel de saúde fazendo o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
[caption id="attachment_52508" align="aligncenter" width="300" caption="Em tratamento, a advogada Ariadna Rocha Ribeiro Dantas divulga a campanha Outubro Rosa"]
[/caption]
Fazem parte do Grupo Reviver, como sócias fundadoras: Ariadna Rocha Ribeiro Dantas, Hilneth Correia, Idaisa Mota Cavalcanti Fernandes, Magdalena Montenegro Chacon, Márcia Dantas Varela, Mirtis Cabral Bezerra, Mônica Navarro Ribeiro Dantas Bezerra, Regina Alvarenga de Medeiros Santos, Savana de Araújo Galvão Barbosa, Tásia Maria Lisboa Simonetti Jamaleddine, Uianê Câmara Pinto de Azevedo, Vilma de Carvalho Freire, e Ana Tereza Fiúza da Mota.