10/08/2012
Evolatio: plataforma foi criada a partir de mão de obra e tecnologia de sócio potiguar
[0] Comentários | Deixe seu comentário.E o Evolatio, produto que vem sendo apontado como grande novidade da Rio Info 2012, que tem o potiguar Arnóbio Medeiros como um dos criadores, foi notícia mais uma vez na página do evento.
Eis a publicação que explica em detalhes como funciona a plataforma que será lançada no evento que acontecerá de 3 a 5 de setembro.
RIO INFO 2012 ANUNCIA REDE DE NEGÓCIOS VIRTUAL NO MUNDO REAL, COM LANÇAMENTO DA PLATAFORMA EVOLATIO
Unir os mundos real e virtual e permitir que um compartilhe os benefícios do outro. É a proposta do Evolatio, uma plataforma inédita criada para ser um aplicativo de integração com as redes sociais. O produto terá sua estreia oficial no Rio Info 2012, de 3 a 5 de setembro, no Rio de Janeiro, quando será responsável pela Rede de Negócios Virtual em Ambiente Real do evento. A plataforma utiliza a tecnologia RFID (Rádio Frequency Identification) embutida em cartões e, dessa forma, possibilitará o registro e gestão de todas as atividades dos participantes no evento, desde o acesso ao compartilhamento, em tempo real, de posts no Facebook e Twitter.
Fruto de uma parceira firmada entre seus criadores, Arnóbio Medeiros, diretor executivo da Solde, de Natal (RN), e Cláudio Castro, diretor executivo da Revolabor, do Rio de Janeiro, no Rio Info 2011, o produto não tem similar no Brasil nem no exterior: "É uma plataforma que permitirá o envio de informações às redes sociais, como o Facebook e Twitter, como outras já fizeram, mas vamos além. Com o Evolatio podemos enviar mensagens em SMS, via e-mail, atualizar os cadastros das pessoas, marcar encontros, enviar imagens, gerenciar todo o fluxo de participações no evento, como por exemplo, o acesso às palestras. Saberemos quem está em cada sala e poderemos gerar informações para a organização aprimorar os serviços oferecidos."
Em tempo real também os participantes poderão dizer se gostaram ou não de cada palestra. Um totem com o já tradicional "Curtir" ficará à disposição. Outra funcionalidade é a troca de cartões. Os participantes poderão trocar dados entre si, bastando aproximar os cartões em sequencia. Automaticamente cada um receberá as informações acerca do outro via SMS ou e-mail. O Evolatio permitirá, ainda, a marcação de reuniões com o envio de avisos via SMS para os participantes do evento.
A estreia no Rio Info 2012 tem um aspecto simbólico, pois o produto e a nova empresa, de mesmo nome, surgiram a partir do contato realizado durante o Rio Info 2011: "Começamos a conversar no Rio Info 2011 e vimos que o perfil das empresas em que trabalhávamos e os modelos de negócios eram parecidos. Eu já tinha uma ideia para um produto de integração do real com o virtual, do mundo físico com as redes sociais. Já o Arnóbio tinha a mão de obra e a tecnologia necessária. Tudo começou mesmo em outubro, depois um projeto piloto foi feito em Natal, em dezembro de 2011, e assim surgiu a Evolatio", explica Claudio Castro.
O cartão habilita os usuários a todas as funções e, com sua permissão, as atividades que fizer poderão ser automaticamente divulgadas na redes sociais. Para assegurar a privacidade, nenhum tipo de informação fica gravada no cartão, nem senhas das redes sociais.
Arnóbio Medeiros, explica que a privacidade na utilização da plataforma é garantida: "Não há exposição gratuita. O foco é materializar experiências virtuais e virtualizar experiências reais. O objetivo é transportar as ações realizadas somente nos ambientes das redes sociais para o ambiente físico, levar comportamentos de consumo reais para o virtual. Criamos a oportunidade de proporcionar aos usuários a verdadeira integração desses "mundos" distintos".
O Evolatio é composto de oito elementos: identificador do usuário (cartão RFID), sistema Evolatio de gerenciamento e banco de dados; terminal de cadastramento do cartão; terminal de cadastramento no Facebook; box Evolatio; terminal de fotos; servidor e PC para conexão com a Tv. Um diferencial é que todo o hardware utilizado é fruto de pesquisa e desenvolvimento próprio, o que oferece estabilidade no fornecimento.
O sistema funciona com um cartão como os de crédito, onde está embutido um chip e leitores (box Evolatio), responsáveis pela leitura do cartão e transmissão de dados para um servidor. A privacidade dos usuários e a fidelidade das informações ficam garantidas, pois a leitura dos cartões se dá por proximidade: "Por ser uma leitura por proximidade, em nosso caso 125Khz, ou 10 cm, temos garantia absoluta de que a pessoa está presente no local. Isso é diferente de outros produtos que utilizam geo-posicionamento (GPS) e não podem garantir, pela variação do sistema, que o indivíduo realmente esteja na localização onde afirma estar".
De olho no mercado de congressos, shows, feiras, festas e arenas esportivas, os sócios dizem que por trabalhar com a tecnologia do RFID o custo por usuário é reduzido e viabiliza larga distribuição, característica fundamental para o sucesso do projeto.